A Aibo foi uma série de robôs que imitava animais de estimação e ganhou muita popularidade no Japão, no final dos anos 90. A fabricação foi descontinuada em 2006 após o lançamento de sua terceira geração de produtos e deixou muitos fãs por aí. Em tempos de evolução da inteligência artificial (IA) e computação em nuvem, a Sony resolveu reviver o projeto no final do ano passado e o resultado é o modelo ERS-1000, que agora chega aos Estados Unidos.

Comunicação com servidores permite ao cãozinho usar os dados da experiência e desenvolver uma personalidade próxima ao de seus donos

A novidade tem um preço meio salgado, de US$ 2.899 (R$ 11.746 na conversão direta), que dá direito a três anos de de serviços da nuvem AI Cloud e vários brinquedos, incluindo um bolinha rosa, estação de recarga, patas diferentes e o ossinho “Aibone”. O grande diferencial dessa nova versão — e a justificativa para esse valor — e a constante comunicação com os servidores da Sony, que podem customizar a experiência ao longo do tempo. Depois dos três anos, é preciso pagar uma assinatura mensal.

A conexão do Aibo via WiFi ou rede móvel da operadora AT&T permite que o amigão digital possa enviar dados o tempo todo. Com essas informações, é possível montar um perfil que crie uma personalidade capaz de aproximar os donos de seus animaizinhos eletrônicos. Em termos de hardware, ele vem com sensores na cabeça, no queixo e nas costas, para “sentir” quando você faz carinho; reconhecimento vocal e visual, com direito a olhos de OLED; câmera no nariz e na parte traseira.

aibo

É possível também complementar as atividade do Aibo com mais funcionalidades e truques aprendidos via app para dispositivos Android e iOS. A novidade será apresentada em solo norte-americano amanhã (24) e fica à disposição do público até o dia 14 de outubro, no Sony Square NYC, em Nova York. Segundo a companhia, a fabricação será bastante limitada.

A Sony não é a única que vem investindo em iniciativas que possam combinar IA com robótica. A Anki, por exemplo, vende robozinhos com mais limitações mas faz bastante sucesso e já entregou mais de 1,5 milhão de unidades, a um preço mais barateza, US$ 250 (R$ 1.013).