menu
Logo TecMundo
Produto

Linha Cortex-A50 da ARM promete triplicar o desempenho de smartphones até 2014

Novos produtos desenvolvidos pela empresa apresentam compatibilidade com a arquitetura ARMv8 de 64-bits.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule30/10/2012, às 14:45

(Fonte da imagem: Divulgação/ARM)

A ARM anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento dos chips da série Cortex-A50, que poderão ser usados na fabricação de smartphones, tablets e até mesmo servidores em um futuro próximo. Segundo a empresa, as novidades vão permitir que até 2014 sejam lançados aparelhos portáteis até três vezes mais poderosos que os atuais sem que isso represente um aumento no consumo de energia.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os novos produtos da companhia incluem o Cortex-A57 e o Cortex-A53, que promete oferecer o mesmo poder dos smartphones atuais usando somente 25% da eletricidade da qual eles necessitam. Os chips usam a arquitetura ARMv8 de 64-bits, apresentando compatibilidade com todos os aplicativos desenvolvidos para os produtos de 32-bits fornecidos pela organização.

Parcerias

Assim como acontece com o Cortex-A15 e o Cortex A-17, os novos chips poderão operar em uma configuração conhecida como “big.LITTLE”. Nela, o processador mais fraco é responsável por lidar com tarefas cotidianas, enquanto o mais poderoso entra em cena quando é preciso realizar tarefas que exigem mais esforço.

(Fonte da imagem: Divulgação/ARM)

Como a ARM simplesmente faz o design dos chips, sem fabricá-los por si própria, ainda deve demorar um tempo razoável para o A53 e o A57 serem vistos. Entre as empresas que já demonstraram interesse na novidade estão a AMD e a Samsung, que terão a responsabilidade dar os toques finais na novidade para só então iniciar seu processo de produção em massa.

Fonte: ARM (1, 2, 3)