Novo processador da AMD permite que você jogue Call of Duty em seu tablet

2 min de leitura
Imagem de: Novo processador da AMD permite que você jogue Call of Duty em seu tablet

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

Já não é segredo para ninguém que as empresas estão investindo forte para tornar os tablets tão poderosos e competitivos quanto os computadores e video games. A cada semana, uma companhia exibe um componente mais potente que mostra o caminho para o qual a indústria está caminhando. Desta vez, por exemplo, foi a vez da AMD surpreender todo mundo com o anúncio de sua nova linha de processadores para dispositivos móveis, a chamada Z-Series.

A principal estrela dessa nova categoria de produtos é o Z-60 — também chamado de Hondo —, um chip voltado principalmente para aparelhos equipados com Windows 8. Com seu processador dual-core de 1 GHz , ele pretende rivalizar não apenas com a popular Intel Atom, mas com todos os demais componentes para tablets na arquitetura ARM. Para isso, ele traz alguns detalhes bem interessantes.

O primeiro ponto é o fato de ele possuir um chipset gráfico Radeon HD 6250 integrado de 80 núcleos, o que faz com que ele seja ideal para dispositivos focados no público gamer. A confiança em sua potência é tanta que a AMD garante que é possível fazer um tablet com o novo sistema da Microsoft rodar Call of Duty: Modern Warfare 2 na resolução 1024x768 pixels a uma taxa de 30 quadros por segundo.

(Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

Nem tudo é perfeito

Em termos comparativos, como aponta o site The Verge, o AMD Z-60 chega a alcançar um desempenho cinco a seis vezes maior do que o mais recente modelo Atom da Intel.

Por outro lado, todo esse poderio também tem seu lado negativo, principalmente quando falamos no consumo de energia que o componente oferece. Ainda que impressione em outros pontos, ele não consegue superar os componentes da concorrente nesse aspecto. Ao mesmo tempo em que ele oferece até seis horas de vídeos em HD, a Intel consegue repetir o mesmo feito em dez horas. O mesmo acontece para o tablet em modo de descanso. Enquanto o Z-60 consegue fazer com que o aparelho sobreviva por duas semanas, a rival consegue uma vantagem de mais sete dias de diferença.

No entanto, mesmo com isso, o novo processador da AMD ainda é uma das novidades mais aguardadas para este fim de ano. Embora sua data de lançamento não tenha sido definida, sabemos que ela ainda deve acontecer no final de 2012. Por isso, fique ligado porque o dispositivo deve aparecer a qualquer momento.

Fonte: Gizmodo, Slash Gear, The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.