Globalfoundries anuncia criação de nova arquitetura de 14 nanômetros

1 min de leitura
Imagem de: Globalfoundries anuncia criação de nova arquitetura de 14 nanômetros

(Fonte da imagem: Divulgação/Globalfoundries)

A Globalfoundries anunciou na última quinta-feira (20) que está pronta para entrar no mercado de transistores 3D. A empresa revelou o lançamento da arquitetura modular 14 nm-XM (Extreme Mobility), que reaproveita muitas das características do layout FinFET para permitir o desenvolvimento de dispositivos que consomem de 40% a 60% menos energia do que aqueles disponíveis atualmente no mercado.

Apesar de a novidade também oferecer um poder computacional maior do que os produtos desenvolvidos anteriormente pela companhia, o foco da arquitetura será mesmo a economia de energia. Atualmente, a organização está trabalhando em métodos de empregar a tecnologia em processadores ARM.

(Fonte da imagem: Divulgação/Globalfoundries)

Assim como acontece com a nova arquitetura tridimensional desenvolvida pela Intel, deve demorar certo tempo para que os novos produtos da Globalfoundries sejam lançados para os consumidores finais. A expectativa é que o primeiro aparelho equipado com a 14 nm-XM chegue ao mercado somente a partir da metade de 2013, já que muitos testes ainda deverão ser realizados pela empresa antes de a novidade começar a ser produzida em massa.

Fonte: Globalfoundries

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.