TSMC desenvolve processador ARM dual-core de 3,1 GHz

1 min de leitura
Imagem de: TSMC desenvolve processador ARM dual-core de 3,1 GHz

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) criou um novo processador ARM de apenas 28 nanômetros baseado no Cortex-A9 dual-core. E os resultados obtidos nos testes do novo chip estão impressionando em todo mundo. Pela primeira vez na história, um chip ARM conseguiu superar a barreira dos 3 GHz de frequência de processamento – chegando aos 3,1 GHz.

Isso significa que o processador obteve o dobro da velocidade oferecida pelos processadores TSMC de 40 nanômetros – nas mesmas condições de operação, segundo os desenvolvedores. A empresa ainda afirma que os equipamentos são muito eficientes energeticamente, não demandando muito mais da bateria do que processadores atuais.

A TSMC é a maior fabricante de semicondutores do mundo, sendo responsável por abastecer os estoques de diversas empresas produtoras de CPUs e GPUs, como NVIDIA, QUalcomm, Altera, VIA e Broadcom. Caso os testes continuem oferecendo bons resultados, é possível que os chips dessas empresas sejam compostos pela nova tecnologia em breve.

Fonte: TSMC

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.