Processador ValeyView pode aumentar em até 4 vezes a capacidade gráfica de netbooks

1 min de leitura
Imagem de: Processador ValeyView pode aumentar em até 4 vezes a capacidade gráfica de netbooks

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Em um mundo dominado por notícias que envolvem o lançamento de novos ultrabooks e tablets, fica até difícil pensar que alguém ainda está investindo em novos netbooks. A Intel mostra que ainda há esperanças para o segmento: informações obtidas pelo site Phoronix indicam que a empresa está preparando uma nova geração de chips capazes de aumentar em até quatro vezes a capacidade gráfica dos aparelhos baseados nos processadores Atom.

A novidade, batizada com “ValeyView”, deve ser baseada na arquitetura Ivy Bridge e em um novo chipset conhecido como “Balboa Pier”. Um slide de apresentação vazado na internet mostra que o produto vai trabalhar com até 8 GB de memória RAM e vai ter suporte a conexões USB 3.0.

O poder gráfico do hardware vai ser fornecido pela empresa Imagination Technologies, ao contrário das versões antigas dos dispositivos com a marca Atom, que contavam com tecnologias desenvolvidas pela própria Intel. O produto, que integra CPU e GPU em um único chip, teria capacidade suficiente para reproduzir sem grandes problemas jogos como The Elder Scrolls V: Skyrim em qualidade média.

A previsão é que os primeiros netbooks “ValeyView” cheguem ao mercado somente em 2013, o que dá tempo mais que suficiente para que a concorrência desenvolva produtos semelhantes ou ainda melhores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.