Intel vai lançar processadores de alta performance sem aumentar gasto de energia

1 min de leitura
Imagem de: Intel vai lançar processadores de alta performance sem aumentar gasto de energia

(Fonte da imagem: Divulgação / Intel)

Ao anunciar a arquitetura Haswell, que estaria disponível em sua próxima geração de processadores, a Intel afirmou que estava disposta a mudar o mercado de notebooks. Agora, a empresa revelou novas informações sobre o funcionamento dos componentes, que prometem ser mais velozes sem aumentar o gasto de energia.

A tecnologia TSX (Transactional Synchronization Extensions) é a principal responsável pelos avanços. Com a novidade, diversos processos podem ser realizados no processador ao mesmo tempo, desde que eles não tentem alterar os mesmos recursos ao mesmo tempo. Antes da novidade, as threads, como são chamadas, trabalhavam de forma independente, travando as informações que estavam sendo utilizadas naquele momento e tudo o que estava ao redor.

A TSX ainda conta com esse tipo de trava, mas apenas quando exatamente os mesmos recursos tentam ser acessados por dois processos diferentes. Segundo a Intel, a mudança na arquitetura deixa o processador mais rápido e eficiente, sem tornar o desenvolvimento mais complexo nem aumentar o consumo de energia.

Os chips Haswell devem chegar ao mercado em 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.