Qualcomm revela detalhes sobre nova linha de processadores

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm revela detalhes sobre nova linha de processadores

(Fonte da imagem: Qualcomm)

A Qualcomm revelou detalhes sobre a sua próxima geração de SoCs (System on a Chip), batizada S4, que vai “motorizar” celulares e tablets a partir de 2012. O novo chipset é fabricado com tecnologia de processamento de 28 nm (anteriormente, esse valor era de 45 nm).

Em palavras mais diretas, isso significa que é possível executar o mesmo trabalho em uma peça muito menor. O tamanho reduzido também implica menor consumo de energia, prolongando a vida útil da bateria dos aparelhos equipados com o novo chipset.

Principais características

  • Tecnologia de fabricação 28 nm;
  • CPU single/dual/quad-core de até 2,5 GHz;
  • GPU Adreno 225;
  • Conexão 3G/LTE híbrida.

Os novos modelos serão feitos a partir da arquitetura Krait, e a Qualcomm garante que eles têm desempenho até 60% maior em relação à linha Scorpion, graças a uma nova arquitetura. A velocidade de clock varia de 1,5 até 2,5 GHz.

Já a GPU é a Adreno 225, com 50% a mais de desempenho em relação à linha atual (220). Ela vai oferecer suporte para DirectX 9.3, assim como para OpenGL ES 1.1 e 2.0. Para se ter uma ideia, a série anterior de GPU já era capaz de rivalizar com consoles da última geração, logo, a expectativa é grande, e, ao que tudo indica, será possível curtir jogos muito avançados em celulares e tablets.

A linha S4 ainda terá suporte para captura 3D (assim como reprodução de vídeos HD 3D), suporte também para aplicativos baseados em gestos e realidade aumentada e melhor qualidade de áudio. Fabricantes não precisarão utilizar diferentes chipsets, o que vai facilitar a produção de dispositivos compatíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.