Intel estaria trabalhando em nova GPU e microarquitetura para chips Atom

1 min de leitura
Imagem de: Intel estaria trabalhando em nova GPU e microarquitetura para chips Atom

(Fonte da imagem: Reprodução / Intel)

Na última semana, a Intel anunciou uma verdadeira revolução no mercado de processadores, com o chamado “transistor 3D”, desenvolvido para a próxima geração de produtos da empresa. Mas parece que eles não estavam satisfeitos: segundo o site Cnet, a próxima arquitetura de chips Atom, denominada Silvermont e com previsão para 2013, deve aumentar ainda mais o poder de processamento de seus aparelhos.

Ainda não há muitas informações sobre a tecnologia, mas ela deve combinar o conceito recém-divulgado de transistores 3D, um processo de fabricação em 22 nanômetros (trazendo chips menores, porém igualmente potentes) e outras novidades, permitindo maior integração e desempenho nas máquinas da Intel.

Nova GPU a caminho

(Fonte da imagem: VR-Zone)

Informações mais concretas apontam também para um novo lançamento da Intel no mercado de processadores gráficos em sua próxima geração Atom. Apelidada de Cedarview, a nova plataforma deverá contar com o PowerVR SGX545, um GPU de alto rendimento que deve brigar no mercado com o Fusion, da concorrente AMD.

Apesar de não ser uma novidade ou destaque em tecnologia, ele deve providenciar maior desempenho através de um processamento de 400 MHz (para portáteis) e 640 MHz (para desktops).

Além disso, o Cedarview será compatível com DirectX 10.1 e OpenGL 3.1, além de ter um hardware com decodificação de MPEG4, VC1, WMV9 e H.264. A quantidade memória, que continua em um único canal, subiu para 4 GB.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.