Como bloquear ligações indesejadas no Android

3 min de leitura
Imagem de: Como bloquear ligações indesejadas no Android

Imagine poder evitar aquelas ligações ou mensagens de texto indesejadas de forma simples e sem pagar nada por isso. Essa é a proposta do Call Blocker, um aplicativo para Android que ajuda a aprimorar o seu telefone, lhe dando ainda mais privacidade.

Para isso, ele oferece a chamada “Lista negra”, em que você poderá definir quais números terão as chamadas ou mensagens bloqueadas. O app também permite que, além de rejeitá-las, você reencaminhe as ligações ou responda com mensagens de texto automáticas.

Tudo para que você tenha um maior controle sobre as chamadas, sem que algum contato saiba que você o está “evitando”. Interessado? Veja abaixo como utilizar este aplicativo e tenha uma convivência ainda mais feliz com o seu celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pré-requisito

Call Blocker

Criando uma lista negra

Disponível em português, o Call Blocker apresenta em um menu simples as ações disponíveis no aplicativo. Entre elas, a “Lista negra” é a principal forma de selecionar os números e definir o bloqueamento de ligações e mensagens.

  1. Para começar a definir os números que terão as chamadas ou mensagens ignoradas, selecione o tópico “Lst. negra” no menu do aplicativo.
  2. Ao abrir a lista, basta clicar em “Adicionar número” para que as opções quanto à escolha dos contatos e da forma de bloqueamento apareçam na tela do seu celular. A mesma coisa pode ser feita no tópico “Lst. branca” — localizado no canto direito superior —, em que  você deve colocar os números que nunca deverão ser bloqueados, seguindo a função oposta da lista negra.

  1. Depois de selecionar “Adicionar número”, é possível definir de qual local do seu celular você deseja pegar o contato que será bloqueado. Entre as opções, estão: adicionar dos contatos, adicionar do registro de chamadas e adicionar do histórico de SMS.
  2. Ao escolher o número, na janela “Editar número da lista negra” que se abrirá em seguida, basta definir a “Opção de bloqueio”.
  3. O aplicativo mostrará três opções: chamada e SMS, apenas chamada ou somente SMS. É nesse momento que você especifica a forma como o contato deverá ser bloqueado.

Seu Android com mais privacidade

Pronto! Depois de realizar esses passos, você terminou de adicionar um contato em sua lista negra. Agora, basta realizar todo o processo anterior e adicionar outros números que você deseja bloquear.


Voltando ao menu principal do aplicativo, é possível ver quais contatos ligaram para você ou lhe mandaram mensagens e que, por estarem bloqueados, não tiveram essas ações mostradas no celular.

Nos dois tópicos superiores do menu, o app apresenta em números a quantidade de ligações ou mensagens que ele bloqueou. Ao selecionar uma dessas opções, uma lista será aberta apresentando informações como o horário das ligações e das mensagens bloqueadas.

Definindo as configurações

Para padronizar alguns dos procedimentos, o Call Blocker também permite que você configure as ações gerais do aplicativo em um único tópico.

  1. Clique no ícone de configurações, localizado no canto superior direito.
  2. Na nova janela que aparece na tela, é possível definir ações para o “Bloqueio de chamadas” e “Bloqueio de SMS”. No primeira, são dadas opções para especificar a regra principal de bloqueio de chamadas (no caso, já vem configurada para bloquear a lista negra), a forma como o aplicativo deverá bloquear as ligações, se haverá resposta por mensagem ao contato bloqueado, entre outras.

    Especificando o retorno automático: caso você queira utilizar o SMS de resposta, basta ativar o tópico “_Resp. Ao autor cham.” e, em seguida, clicar em “Escolher uma mensagem”.
  3. Depois, o aplicativo mostrará quais são as mensagens que poderão ser enviadas. São quatro opções: “Ocupado no momento. Ligo mais tarde”, “Estou em reunião. Ligo mais tarde”, “A conduzir. Ligo mais tarde” ou “Estou a dormir. Ligo mais tarde”.


Voltando ao menu geral das configurações, ao selecionar a aba “Bloqueio de SMS” — localizado ao lado do “Bloqueio de chamadas” —, o aplicativo também permitirá definir a regra de bloqueio geral das mensagens, além de ativar a função “Lembrete não lido”. Com ela, você receberá uma notificação (todos os dias, às 17h) caso existam SMS bloqueados armazenados no aplicativo.

Sem estresse

Caso você queira aprimorar ainda mais a privacidade do seu celular, o Call Blocker também oferece mais serviços quanto ao manuseamento de chamadas, como o “Espaço Privado”, que aparece no menu principal. No entanto, eles apenas estão disponíveis na versão Premium do aplicativo — ou seja: uma versão paga.

Mas se você realmente só deseja um pouco de sossego — especialmente no que diz respeito às ligações de um determinado contato que, sabe-se lá por que, teria o mau costume de sempre te acordar no meio da noite, ou mesmo para evitar dores de cabeça com SPAMS e ligações de uma pessoa comumente insistente —, o Call Blocker, em sua versão simples, poderá ser uma boa solução.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.