Em busca de um toque mais personalizado para a sua apresentação de slides? Então confira este artigo, no qual serão revelados todos os passos necessários para que você insira suas próprias imagens no lugar dos marcadores padrão de listas (as pequenas bolinhas que aparecem antes do texto).

Para aqueles que não sabem, as listas nos documentos de PowerPoint são as diferentes camadas, níveis de textos que são colocados num slide com o intuito de dar pesos diferentes para cada parte da informação. A relação funciona como uma estrutura de tópicos e sub-tópicos.

Confira um exemplo abaixo:

Exemplo de texto em lista.

Antes de começarmos

Qualquer imagem vale, mas tenha em mente que o arquivo que você escolher deve combinar com o plano de fundo adotado para os slides e, acima de tudo, contrastar com o restante, justamente para dar o devido destaque à informação.

Outra dica importante: prefira imagens projetadas para serem exibidas já em tamanho pequeno, pois, ao serem reduzidas para o formato de marcadores, elas perdem boa parte de seus detalhes. Com estas observações salientadas, vamos ao que interessa!

Escolhendo o novo marcador

Em primeiro lugar, tenha a lista pronta como no modelo proposto acima. Em seguida, vá até o painel de ferramentas superior e acesse a guia Exibição > Slide Mestre (Exibir > Mestre > Slide Mestre no Office 2003 ou anteriores). Este passo serve para que a alteração se aplique a todos os slides da sua apresentação.

Escolha do painel mestre.

Agora clique e selecione o texto do nível que terá o seu marcador alterado conforme mostrado na figura abaixo:

Texto selecionado em ação.

Retorne ao painel de ferramentas superior e acesse a guia “Início” (Nº1). Nela, vá até a “Marcadores” (Nº2), clique na pequena seta que fica na sua lateral e, na pequena janela que se estende, selecione “Marcadores e Numeração...” (Nº3).

Siga os passos!

Uma nova janela se abrirá, contendo algumas opções. Selecione o botão “Imagem” para seguir com o procedimento.

Marcadores especiais, parte I.

Mais uma janela se abrirá no seu PowerPoint, desta vez já com exemplos de imagens que podem ser aplicados como marcadores. Para finalizar a sua importação, clique em “Importar”, navegue até o arquivo desejado e clique em “OK”. Clique em “OK” na janela que já estava aberta e confirme a ação até ter a imagem dentro da sua apresentação, mas na forma de marcador.

Marcadores com imagens.

Pronto! Simples, fácil e rápido. Seus Slides já terão novos elementos que possivelmente não foram explorados por mais ninguém. E lembre-se, essa dica vai muito além de fotografias!

Marcador pronto!

Se no passo 4, ao invés de pressionar o botão “Imagens”, você optar por “Personalizar”, muitos outros marcadores aparecerão, abrindo novas possibilidades para o seu Slide e sem abrirem espaço para falhas visuais.

Símbolos prontos do Windows.

Com um pouco de trabalho e uma pitada de bom gosto, as suas apresentações ficarão magníficas.

Cupons de desconto TecMundo: