(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Mesmo que o PDF tenha ganhado espaço, muita gente ainda usa o bom e velho PowerPoint para fazer apresentações de trabalhos da faculdade e slides para reuniões empresariais. Seja qual for o tipo de conteúdo que você tem para exibir, não é mais necessário ficar perto do PC para mudar as páginas e ativar conteúdos multimídia.

Instalando softwares gratuitos no computador e no celular, você pode usar a tecnologia para interagir com os documentos. Hoje, vamos mostrar quais passos você deve seguir para fazer uma apresentação longe da máquina usando seu smartphone com os sistemas da Google, Apple ou Microsoft.

No iOS e Android

  1. Baixe e instale o GOM Tray em seu computador;

    Baixar GOM Tray

  2. Depois de instalar, execute o programa. Ele será exibido na Área de notificação (aquela região próxima ao relógio);
  3. Agora, faça o download do GOM Remote em seu smartphone;

    GOM Remote para AndroidGOM Remote para iPhone

     

    Baixar GOM Remote

     

     

    Baixar GOM Remote

     

  4. Execute o programa no celular e clique em “New Connection”;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  5. Você precisa estar usando a mesma rede WiFi do seu computador para que o aplicativo possa detectar o computador automaticamente. Depois que isso ocorrer, o app solicitará a digitação de um código PIN que aparece na tela do seu PC;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  6. Após inserir o código correto, o software desbloqueará as funções de controle;
  7. Clique na seta posicionada no canto superior direito. Ela dará as seguintes opções: GOM Media Player, GOM Audio e PowerPoint. Clique em PowerPoint;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  8. A interface do aplicativo será alterada para os controles do programa de slides da Microsoft;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  9. No computador, abra o Microsoft PowerPoint e escolha o arquivo que deseja apresentar;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  10. Em seu smartphone, clique em ”Start” (para iniciar a apresentação do começo) ou “Star from here” (para começar em um slide específico). Os slides serão exibidos em tela cheia. Você pode mudar as páginas usando as setas no celular.

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

O GOM Remote exibe o tempo de apresentação para ajudar você a não falar de mais nem de menos. Caso você tenha inserido vídeos em seus slides, é possível ativá-los usando o mouse no smartphone. Clique na aba “File” para ativar a seta na tela do PC e deslize o dedo sobre o display do celular para controlar o mouse. Nessa aba, também é possível abrir arquivos.

Detalhe: caso o seu celular não reconheça o computador que tem o GOM Tray instalado ou se a sua rede apresentar algum problema, você pode forçar a conexão usando a  “Pairing Key” — uma combinação de 9 dígitos que é exibida no primeiro campo do GOM Tray.

No Windows Phone

  1. Baixe e instale o Microsoft Office Remote PC;

    Baixar Microsoft Office Remote PC Setup

  2. Quando for solicitado, reinicie sua máquina para concluir a instalação;
  3. Certifique-se de que o Bluetooth está ativado no seu computador (não há como realizar as apresentações via WiFi, portanto somente PCs com Bluetooth são compatíveis);
  4. Dentro do Microsoft PowerPoint, acesse a aba “Office Remote”, clique no botão “Office Remote” e pressione “Turn On” (Ligar);

    Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  5. No seu celular, baixe e instale o Office Remote;
  6. Ao abrir o programa, clique em “Continue” na primeira tela e depois, tendo a certeza de que o Bluetooth está ativado, sincronize o smartphone com o computador (selecionando o seu PC na lista de dispositivos);
    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  7. O programa mostrará os documentos do PowerPoint que você pode abrir e controlar. Selecione aquele que desejar;

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
  8. A tela principal exibe o tempo de apresentação. Além disso, há duas setas bem grandes para você mudar de página, mas, se você preferir, é possível verificar uma prévia de todas as páginas ou navegar no modo de tela cheia usando um cursor que é controlado ao deslizar o dedo na tela do celular.

    (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Caso você queira pular rapidamente para o primeiro ou último slide, basta clicar no ícone de opções (aquele com três bolinhas na horizontal), o qual abre um menu com várias opções. Vale notar que o Office Remote para Windows Phone em conjunto com o Office Remote PC funciona também para outros aplicativos da suíte da Microsoft.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Arrase nas apresentações

Moleza, não? Com esses apps, você não vai se perder no tempo, tampouco se desconcentrar com o computador. Agora, basta você caprichar no design dos slides e fazer bonito na hora de comentar sobre o conteúdo apresentado. Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo: