Review: Office 2010 Beta

6 min de leitura
Imagem de: Review: Office 2010 Beta

Não é segredo algum que o pacote de aplicativos para escritório da Microsoft é o mais usado no mundo. Por acompanhar o sistema operacional Windows, também líder de mercado, os aplicativos de Bill gates já saem na frente dos concorrentes. Contudo, a toda poderosa está perdendo mercado – mesmo que muito lentamente – para pacotes de aplicativos gratuitos como o OpenOffice, BrOffice e serviços online como o Zoho e, claro, Google Docs.

Há pouco tempo, foi disponibilizada para os aventureiros a versão Beta do Office 2010. Com melhorias mais visuais do que de conteúdo, poucas – mas boas – novidades já estão presentes no novo Office e hoje você vai conhecer onde a Microsoft vai investir suas fichas.
Chuva de mudanças
É fato que a Microsoft está se sentido ameaçada pelos concorrentes, pois em menos de um ano lançou um buscador novo – o Bing -, um sistema operacional – Windows 7 – e já calibra a mira para o lançamento de um novo pacote de aplicativos. Com essa postura mais agressiva, a empresa de Bill Gates deixou de ser um gigante adormecido e acomodado com o monopólio do Windows, para despertar do sono profundo com a corda toda.

O novo Office está chegando!
O lançamento
A previsão para a chegada do Office 2010 às prateleiras é para o meio de 2010. Dessa forma, a Microsoft decidiu torná-lo open beta, tendo em vista que apenas convidados podiam baixar a suíte. Além de investir pesado em um time de desenvolvedores, a Microsoft também investiu muito em marketing, mesmo sem definir a data de lançamento do novo produto.


No YouTube e no site “Office 2010 The Movie”, é possível assistir a diversos vídeos – muito bem produzidos – tratando a suíte como o “herói” que vai facilitar a vida dos usuários do Word e companhia. O tom de super produção de cinema, certamente vai impressionar muita gente.

O 64 bits chegou!
A primeira novidade perceptível no Office 2010 é a possibilidade de optar na hora do download pela versão 32 ou 64 bits. Esta novidade – bem-vinda – permite rodar os aplicativos com mais rapidez. No caso do Excel, por exemplo, trabalhar com muitos dados ou gráficos pode ser mais rápido com a versão 64 bits. O PowerPoint também é outro beneficiado, tendo em vista que trabalha com muitas imagens e terá opções para edições simples em vídeos. Já nos outros aplicativos, não há tanta diferença entre as versões.

Opção de download

Visual repaginado
As melhorias no visual do Office tiveram o auge com a versão 2007, pois um layout mais leve, abas e acesso rápido a diversas ferramentas foram a marca registrada desta versão. Além disso, o famoso botão do lado superior esquerdo também foi considerado uma “revolução”.

Mas, pelo o que parece, a Microsoft resolveu abolir o botão e adotar uma interface mais linear. As abas permaneceram e as funções também não variaram muito, apenas novas ferramentas simples foram implementadas. O botão do Office foi substituído por uma aba de cor diferente e cada aplicativo da suíte, possui uma cor base. Os programas principais tem como identidade visual as seguintes cores: Word com azul, o Excel com verde, PowerPoint com vermelho e Outlook com laranja.

Word repaginado
Excel com novidades
PowerPoint com melhorias
Outlook ou Gmail?

Novidades e melhorias

Se comparado ao Office 97, o 2010 está a milhas de distâncias no quesito ferramentas. Já em comparação à versão 2007, está a poucos metros. No Word apenas ferramentas pontuais foram acrescentadas, como uma ferramenta para tirar screenshots. No Excel somente a função “Sparklines” – que insere mini gráficos nas células – chamou a atenção.

Sccreenshots e novas opções de edição de imagensPlanilha mais fácil

O PowerPoint, por sua vez recebeu novidades que vão agradar aos adeptos de apresentações com vídeos. No novo PP é possível realizar pequenas edições em vídeos sem apelar para nenhum outros programa externo. Cortar e aplicar filtros pode ser feito direto na apresentação de slides.

Cortar vídeos

Efeitos do PowerPointFiltros diferentesFiltro verde

O Outlook também recebeu investimentos no visual e ferramentas. Uma ferramenta muito interessante e, descaradamente copiada do Gmail, é a possibilidade de agrupar mensagens de conversas em um único email. Além disso, um comunicador semelhante ao Gtalk – incorporado ao Gmail - também dá as caras no gerenciador de emails. Como são várias mudanças pontuais, o Baixaki vai produzir uma série de artigos sobre todas as melhorias em cada aplicativo da suíte, sendo assim, continue ligado na nossa seção “Tecnologia”.

Contatos no Outlook

Os outros aplicativos do pacote como, OpenNote, Access, Publisher e InfoPath também tiveram melhorias focadas apenas no visual, sem grandes novidades.
Para web
Talvez a maior e melhor novidade do Office 2010 é a integração fácil e direta com a web. Com a inserção do Office Live Workspace – funcionalidade já disponível na versão 2007 – é possível compartilhar, editar e armazenar qualquer aplicativo produzido no Office.

Claramente, o novo espaço da Microsoft vai tentar concorrer com o Google Docs, tendo em vista que as propostas e funcionalidades de ambos são muito semelhantes. Além da versão online, o Office ainda oferecerá uma versão exclusiva para celulares e dispositivos móveis.

Office Live Workgroup
X
Google Docs

No vídeo a seguir é possível ter uma ideia das melhorias implantadas em cada aplicativo Office. Dessa maneira, assista ao filme a seguir e confira as novidades que a Microsoft têm na manga.

O que achamos

Depois de utilizar todos os aplicativos da suíte é possível afirmar que pelo menos a versão Beta não impressiona muito. Isso porque, ao migrar do 2007 para o 2010 poucas funcionalidades realmente empolgantes foram acrescentadas. Sem dúvida, as mudanças na interface e melhorias na visualização de arquivos tornaram o uso mais simplificado. Contudo, ao longo dos testes o Word, por exemplo, travou diversas vezes sem nem mesmo estar executando tarefas muito pesadas.

Erro do Word. Que feio!

A Microsoft demorou a entrar no ramo de serviços online, mas o Office Live Workspace apresenta muita qualidade e interface mais caprichada que a do próprio Google Docs, porém ainda fica devendo nas funções.
Vale a pena migrar?
Com este resumo de funções certamente você ficou tentado a sentir o gostinho do Office 2010. Mas, antes de baixá-lo, vamos a algumas considerações. Em primeiro lugar, o fato de a suíte vir em 32 ou 64 bits é um ponto que precisa ser levado em consideração, ainda mais se você é um heavyuser.

No quesito novas funcionalidades, se você usa o Office 2007, migrar para a versão 2010 não vale a pena. Até o momento, as novas ferramentas adicionadas à suíte não vão muito além do que as presentes na versão atual. Se você está pensando em testar a versão Beta fique ligado que não há opção em Português, muito menos corretor ortográfico.

Preço
Ainda não há nem rumores quanto ao preço final do Office 2010. O que se sabe, até o momento, é que teremos três opções de pacotes. A versão mais simples será a Home and Business 2010 -  com Word, Outlook, OneNote, Powerpoint e Excel -, passando pela professional 2010 – com todos os anteriores mais o Access e Publisher - e, a mais completa, Professional Plus 2010 – com todos os aplicativos citados mais InfoPath, SharePoint e Comunicator. Já na 2007 são oito opções de pacotes. Se a tendência se repetir, é provável que os preços do office não sejam tão diferentes aos do lançamento do 2007.

O todo poderoso Office

Despertada do sono com muitos desafios pela frente, a empresa de Bill Gates está correndo atrás do prejuízo e foca no lançamento de novos produtos. Apesar de novo, o Office 2010 não tem nada de mais, contudo muitas coisas podem mudar até o lançamento da versão oficial, marcada para junho do ano que vem. Enquanto esse dia não chega, continue ligado no portal Baixaki e acompanhe em primeira mão as novidades do mundo da tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.