Não podemos negar a grande utilidade dos aplicativos do Microsoft Office em nossas vidas. Hoje, praticamente todos nós escrevemos textos através do Word, criamos apresentações com o Powerpoint e manipulamos planilhas com o Excel.

Porém, para muitos, o preço do pacote de aplicativos é inacessível. Por este motivo, explicarei neste guia um pouco mais sobre o conjunto de programas que incorporam o OpenOffice, uma versão totalmente gratuita que não deve nada para o MS Office.

OpenOffice

Com os aplicativos deste pacote totalmente gratuito, você será capaz de realizar praticamente todas as tarefas fundamentais que os programas do Microsoft Office permitem. A maior diferença entre eles é, sem dúvida, o fato de que com o OpenOffice, não será necessário pagar nada para criar documentos de texto, planilhas, apresentações em slides e diversos outros projetos.

Você conhece o Office?

Este texto é apropriado para quem gostaria de conhecer as funções fundamentais do OpenOffice, decidindo ou não pelo seu download. Vale ressaltar que ele contém basicamente todas as funções presentes no seu concorrente pago.

WRITER

Este é o aplicativo de edição e formatação de textos do OpenOffice, atuando de forma idêntica ao Microsoft Word. Através dele, é possível criar textos de diversas formas, com dezenas de ferramentas que permitem enriquecê-lo em estilos e detalhes.

Confira as funções do Writer.

Quem já conheceu as versões anteriores do Word não encontrará problemas em realizar as tarefas fundamentais do programa. Isso se deve ao fato de todas as suas possibilidades importantes estarem disponíveis através de botões intuitivos e de fácil acesso, bastando ao usuário “fuçar” um pouco em cada função para descobri-la.

Os menus do programa também são muito familiares aos aplicativos do gênero. Através deles, você encontrará praticamente todas as funções que o Writer contém. O único inconveniente dele é que sua última versão ainda não está disponível em português.

CALC

Este é o editor de planilhas do OpenOffice. Com ele, é possível realizar todas as tarefas encontradas no Excel, incluindo a adição de fórmulas às planilhas, além de tabelas e diversas outras opções. Se você já usava o aplicativo da Microsoft, o Calc não lhe trará problemas.

As principais aplicações do programa também se encontram em sua barra de botões, situada no topo da janela. Os menus são muito semelhantes ao Text, contendo, no entanto, funções específicas para um editor de planilhas, além de fórmulas e outras opções.Crie apresentações com qualidade através do Impress.

IMPRESS

Que tal inovar me suas apresentações sem precisar mais do Powerpoint para isso? É exatamente desta questão que o Impress trata. O aplicativo não deve em nenhum aspecto para o programa da Microsoft, além de ser bem mais leve e limpo que seu rival.

Há vários “wizards” no aplicativo, que são guias para auxiliá-lo na elaboração das apresentações. Estes guias ensinam você a adicionar cada etapa na criação de uma apresentação, o que é ideal para iniciantes neste modelo de aplicativo.

É muito fácil inserir textos, títulos, tópicos, imagens e diversas outras possibilidades em cada projeção, que incluem os mais variados efeitos de transição. Tudo sempre de forma muito intuitiva e sem representar complexidade nas diagramações.

DRAW

Este aplicativo permite criar gráficos e diagramas repletos de características interessantes, em um tamanho máximo de 300cm X 300cm. É possível usar vários estilos e formatações, deixando os gráficos da maneira que você quiser.

Ele permite manipular objetos, rotacioná-los em duas e três dimensões, inserir esferas, cubos e outros poliedros da maneira que quiser. Há, ainda, ferramentas para agrupar as imagens e editá-las novamente depois de agrupadas, o que pode ser essencial em muitos casos.

BASE

Como o próprio nome sugere, o Base representa um ótimo banco de dados, que pode servir para as mais variadas funções, desde catalogar seus álbuns e CDs até elaborar levantamentos empresariais quanto á estoques, materiais, encomendas, entre outros.

 O programa requer um pouco mais de conhecimentos por parte do usuário, mas quem está acostumado com os aplicativos do Office certamente não encontrará maiores problemas em aproveitar as funções do Base.

Um banco de dados completo e totalmente gratuito.

MATH

O ultimo aplicativo que completa o conjunto totalmente gratuito e open source referente ao OpenOffice é o Math, um poderoso componente de equações matemáticas. Comumente utilizado como um editor matemático para documentos de texto, o Math cumpre com todas as suas funções sem deixar a desejar.

Quando usado juntamente com o Writer, as equações elaboradas com o Math são tratadas como um único objeto dentro do texto. Além disso, ele também tem total compatibilidade com o Calc e o Impress, sem complicações.

Gostou da idéia?

Este arquivo cita um pouco das características do OpenOffice, uma versão totalmente gratuita de aplicativos, que vem para competir acirradamente com o Microsoft Office, o maior conjunto de aplicativos existente nos dias de hoje.

Compare agora mesmo as funções presentes no OpenOffice e decida se vale a pena economizar algum dinheiro fazendo uso dele. Vale lembrar que todos os aplicativos são totalmente compatíveis com os programas do Microsoft Office.

Cupons de desconto TecMundo: