Como alternativa aos bons e velhos desktops, a Positivo vem diversificando seus produtos com a adição de novos modelos All-In-One, que já trazem componentes mais recentes da Intel e uma série de facilidades para o consumidor.

A linha Union reúne tecnologia de ponta no hardware interno e design inovador na parte externa. A nova geração está ainda mais bonita e pretende substituir os antigos computadores, economizando espaço e oferecendo desempenho máximo para o dia a dia.

Nós recebemos uma unidade do Union US8565, que vem com tela de 23 polegadas, a quinta geração de processadores Intel e outros componentes modernos. Equipado já com o Windows 10, este computador visa oferecer comodidade e praticidade para o consumidor. Será que vale a pena? Vamos conferir.

Especificações

Design elegante

Quando recebemos o US8565, ficamos impressionados com o ótimo trabalho que a Positivo fez na parte visual do produto. O computador faz bonito frente aos concorrentes, graças às melhorias no projeto frontal, que aproveita muito bem o espaço, colocando display em harmonia com os elementos ao redor.

O desenho das curvas foi pensado para dar a sensação de modernidade, evitando aquele design ultrapassado que apostava em retas marcantes. A aposta em materiais reflexivos também vem a calhar, já que dá destaque ao produto e casa perfeitamente com a linha metálica na parte inferior do display.

Há poucos componentes na parte frontal. A Positivo colocou apenas botões de energia e brilho na parte de baixo, que ficam juntos ao LED de atividade, e a webcam acima da tela. Esse visual mais enxuto é perfeito para o dia a dia, já que mantém a praticidade e evita a inclusão de muitas funções pouco usadas.

Na parte traseira do computador, temos o suporte curvado, que garante firmeza ao posicionamento da tela e bom ângulo para o uso no cotidiano. É possível modificar a altura do suporte (o encaixe e o travamento são simples e garante segurança), o que resulta em diferentes posicionamentos da tela.

No geral, gostamos muito da construção do produto. A fabricante caprichou no acabamento, deixando todos os parafusos escondidos atrás da tela. É um computador muito leve, fino e bonito, que deve ficar perfeitamente instalado na sala, no escritório ou no seu quarto.

Computador quase completo

O Union US8565 vem com várias portas para ampliar a gama de dispositivos conectados. Na lateral esquerda, há uma porta USB 3.0 (a única do computador), uma porta USB 2.0, conexão RJ45, conector de energia e uma porta HDMI.

É válido mencionar que esta máquina vem com adaptador sem fio integrado, então a porta de rede é voltada para consumidores que ainda não têm roteadores compatíveis com WiFi. A conexão HDMI é interessante para casos em que a máquina fica próxima a uma tela maior, garantindo que mais pessoas possam visualizar o conteúdo.

Na parte de trás do All-In-One, a Positivo colocou mais quatro portas USB 2.0, garantindo que você possa conectar mouse e teclado e ainda ter mais quatro conexões para outros dispositivos.

Uma decisão que acreditamos ter sido mal pensada foi a inclusão dos conectores de áudio na traseira, já que isso dificulta o acesso no dia a dia. Certamente, tais itens deveriam ser instalados no painel lateral, pois tudo fica mais prático e rápido.

Outro ponto que vale mencionar aqui é a falta de uma unidade óptica. Ainda que esta tecnologia esteja caindo em desuso, ela é muito requisitada em computadores de mesa. Resultado: caso você queira reproduzir aquele vídeo do seu casamento ou instalar algum jogo que comprou em DVD, vai ter que usar uma unidade externa.

Display ideal para curtir filmes

Computadores do tipo All-In-One precisam aliar alto desempenho à qualidade de imagem superior no display. Pensando justamente nesta questão, a Positivo incluiu uma tela de 23,6 polegadas de alta definição no US8565. Além do tamanho avantajado, o visor apresenta qualidade excelente para o uso do sistema e a execução de jogos.

A tela é do tipo LCD e não tem qualquer proteção na frente. A parte boa é que não há qualquer tipo de reflexo, mesmo em ambientes com iluminação excessiva. A parte ruim é que ela está suscetível a possíveis danos, mas é claro que um mínimo de cuidado já deve garantir o bom funcionamento do produto.

O display apresenta equilíbrio entre brilho e contraste. As cores são vivas, de modo que a tela é perfeita para reprodução de fotos, filmes e games. Com taxa de atualização de 60 Hz, este item evita o cansaço da visão e oferece bom desempenho para quase todas as tarefas.

Apesar dos bons resultados, ficamos preocupados com a falta de um botão dedicado ao desligamento da tela. É possível configurar o Windows para colocá-la em modo de espera após um determinado período, mas certamente um item para cortar a energia do display seria inteligente, já que ajudaria a economizar energia.

Teclado e mouse básicos

Nós gostamos muito da construção do US8565, mas não podemos dizer o mesmo dos periféricos que acompanham o produto. Para garantir um preço mais camarada, a Positivo incluiu mouse e teclados bem básicos.

Os materiais usados na construção desses dispositivos passam a sensação de fragilidade. O teclado até mostra ser mais resistente, mas o mouse é bem fajuto. Os cliques nos botões do periférico que controla o ponteiro denotam que esse é um item simples. As teclas do teclado também não ajudam muito, já que são duras, mas no geral elas são silenciosas.

O teclado conta com layout brasileiro do tipo ABNT2, mas há uma tecla (o ponto de interrogação) fora de posição, o que dificulta o trabalho para quem escreve diariamente. Ficamos um pouco incomodados também com a altura do teclado, o que inviabiliza o uso de apoios para os braços e pode causar cansaço.

Por se tratar de um modelo compacto, este dispositivo deixa o teclado numérico muito próximo das demais teclas, o que é estranho a princípio. Uma coisa bacana é que esse teclado já traz várias teclas de função, o que ajuda no controle das funções multimídia. Sinceramente, a Positivo poderia ter investido mais nesse quesito, enviando modelos com tecnologia wireless.

Performance na medida para o dia a dia

Finalmente, vamos falar do que muita gente leva em consideração na hora de comprar um computador. A configuração de hardware dessa máquina é mediana. No geral, acreditamos que seja uma combinação perfeita para o dia a dia, já que o desempenho oferecido não deixa a desejar nas principais tarefas com o Windows.

O processador Intel Core i5-5200U se mostra rápido o suficiente para a execução de aplicativos multimídia e dá conta de acompanhar o componente de vídeo em vários jogos. A quantidade de memória instalada é suficiente para quem costuma navegar na internet e produzir textos, mas não espere grandes resultados com aplicativos pesados.

O maior problema no hardware é o dispositivo de armazenamento que, de acordo com a própria Positivo, é do tipo SATA 2 — não é algo que atrapalha muito, mas é uma tecnologia já defasada. O principal impacto desse componente se dá justamente na inicialização do sistema. Em média, o Windows demora 17 segundos para carregar, mas há um longo tempo de espera na Área de trabalho até carregar todos os processos e aplicativos em segundo plano.

O chip gráfico aqui é o Intel HD Graphics 5500. O componente é suficiente para curtir vídeos em alta definição e jogos mais simples. A gente conseguiu rodar games como Counter Strike: Global Offensive, LEGO Marvel, DiRT 3, Portal 2, Diablo 3 e DotA 2. Vários títulos similares devem funcionar sem problemas, o que é ótimo. Para melhor desempenho, usamos gráficos em perfil baixo ou médio.

O sistema de refrigeração é silencioso, uma vez que fica posicionado atrás da máquina e conta apenas com uma ventoinha de tamanho reduzido. Durante nossos testes, o computador funcionou perfeitamente com temperaturas estáveis e picos máximos de 60 graus Celsius quando estava rodando jogos.

Áudio deixa a desejar

O Positivo Union US8565 conta com alto-falantes do tipo estéreo que ficam embutidos na parte de inferior da tela. A fabricante não informa a potência sonora dos componentes, mas, dada a limitação de espaço, temos certeza de que eles não chegam a fornecer 5 watts.

Isso não é um grande problema para quem pretende apenas curtir vídeos no YouTube ou jogar sem precisar de alto-falantes externos. Entretanto, não espere grande qualidade ou volume elevado, pois esses itens não oferecem boa equalização sonora e não são propícios para ambientes com muitos ruídos.

Em nossos testes, constatamos que os alto-falantes deste All-In-One deixam a desejar tanto nos graves quantos nos médios, ressaltando apenas os agudos, o que deixa o som bem estridente. Certamente, os usuários que pretendem curtir shows ou filmes vão precisar de um conjunto de áudio externo ou de headphones.

Vale a pena?

O Positivo Union US8565 é um computador bem completo que deve suprir as necessidades dos consumidores que buscam uma máquina pronta para tarefas multimídia, navegação e atividades de escritório. Com muitas conexões e tecnologias recentes, este Tudo-em-Um garante praticidade e facilidade para o usuário que não quer se preocupar com configurações complexas.

As especificações de hardware valem ser ressaltadas, já que estão acima do básico e propiciam desempenho de sobra em quase todas as situações. O único inconveniente é o HD, que não acompanha o restante da configuração. A possibilidade de executar até mesmo jogos com gráficos tridimensionais merece ser mencionada aqui, já que esta não é uma máquina dedicada para tal tarefa.

Apesar de ser um computador bem balanceado em performance e trazer um design atraente, ficamos decepcionados com o sistema de áudio, que é muito fraco. Os periféricos que vêm no pacote também não são de grande qualidade, algo que deve incomodar o usuário que vai trabalhar muito com editores de texto.

A proposta da Positivo é boa, mas levando em conta o valor de R$ 2.700, não acreditamos que vale tanto a pena a aquisição deste produto. O preço está quase 200 reais acima dos concorrentes (como o LG 24V550 e o HP 23-g200br), que geralmente trazem hardware similar e outros acessórios para incrementar a experiência do consumidor.

Sendo assim, recomendamos o produto caso você consiga algum preço mais camarada, algo que pode acontecer em breve, já que ele ainda está disponível em poucos locais — o que inviabiliza as variáveis de valores. No mais, parabéns para a Positivo, que fez um bom trabalho na parte de design e projeto deste All-In-One.

Cupons de desconto TecMundo: