Brasileiro cria perfil para identificar alterações do governo na Wikipédia

3 min de leitura
Imagem de: Brasileiro cria perfil para identificar alterações do governo na Wikipédia

Recentemente, alguns jornalistas acusaram o Governo de criar alterações em seus perfis na Wikipédia. Outros exemplos de casos semelhantes foram verbetes elogiosos em perfis de certos ministros e críticas duras à investigação do caso Jean Charles no Reino Unido.

Tentando ajudar a esclarecer esse problema, um jovem de 18 anos morador de Natal, chamado Felipe Melo Menezes, criou o Brwikiedits — uma ferramenta para monitorar alterações na Wikipédia feitas a partir de computadores do Governo.

A ideia teve origem em uma iniciativa similar nos Estados Unidos, chamado @congressedits, um perfil no Twitter que monitora as edições realizadas a partir de computadores do Congresso local. A versão brasileira funcionará da mesma maneira, com um bot (isto é, um “robô”) programado para fazer a verificação dos IPs nos artigos e descobrir se eles constam em alguma rede de computadores ligada ao Governo.

Como saber quem editou a Wikipedia?

A Wikipédia tem como objetivo ser uma plataforma 100% livre, democrática e autorregulatória, isto é, os próprios usuários são responsáveis por verificar e corrigir todo o conteúdo que aparece nela. Os verbetes dela apresentam, no canto superior direito, o link "Ver Histórico". Lá, qualquer pessoa pode visualizar quem editou uma página, além de saber quando e quais alterações foram feitas.

O principal problema da Wikipédia é que ela não exige um cadastro completo de quem a edita, o que cria uma abertura para que pessoas façam alterações arbitrárias sem realmente responderem por elas. Dessa forma, alguns autores de artigos aparecem apenas como um endereço de IP, que identifica uma máquina conectada à internet.

Para descobrir a origem do IP, você deve ir no site Registro.br, mas isso normalmente só levará o usuário até o servidor de origem. Segundo a lei brasileira, é necessário um mandato judicial para revelar efetivamente o proprietário de determinada máquina. O que o Felipe Menezes fez foi se valer de IPs que já eram reconhecidos como propriedade de empresas e agências governamentais.

De acordo com o criador do Brwikiedits, todos os IPs por ele monitorados têm um ANS (número de sistema autônomo) em nome de um órgão do Governo Federal, de um ministério ou de uma estatal. Sites como o tcpiputils.com e myip.ms, por exemplo, mostram quem são esses ''donos'' dos IPs monitorados, o que facilitou a criação desses bots para a Wikipédia.

O site tem um canal em tempo real que lista alterações anônimas (com registro do IP). ''O Brwikiedits monitora esse canal e compara com a lista de IPs do Governo que coletei. Quando alguma comparação obtém sucesso, ela é imediatamente enviada ao perfil no Twitter. É tudo automático'', disse Felipe Menezes.

Outras implicações deste problema

Os bots de Menezes descobriram algumas edições curiosas feitas nas redes da Petrobras e do Serpro como alterações nos verbetes sobre "Digimon" e da sexta temporada da série "NCIS", respectivamente. Para o jovem, "Não convém com o propósito deles. No mínimo, é um péssimo exemplo de gasto de tempo e do dinheiro dos nossos impostos".

É importante lembrarmos que as pessoas que trabalham em estatais, e mesmo diretamente no Governo, não estão erradas em alterar o que elas bem quiserem na Wikipédia. Durante seus momentos de folga e intervalos de trabalho, se você acredita que deve mudar alguma coisa sobre determinado tema no site, ele está lá exatamente para isso.

A Wikipédia é um esforço colaborativo, e não podemos julgar alterações realizadas por indivíduos, nem assumir automaticamente que eles o fizeram no horário de trabalho. E as tantas salas de espera com WiFi liberado nos prédios públicos? Como saber que uma pessoa que esperava por um serviço não estava modificando um artigo na Wiki por hobby enquanto não era atendido?

O alarde sobre esse tema é extremamente prejudicial ao debate político, já que ele tenta acusar um grupo de pessoas que objetivamente não fez nada de errado e que estão seguindo à risca a proposta da Wikipédia. Deixemos que a comunidade de editores presente nesse site julgue o que é válido ou não para permanecer nele, e que iniciativas como a Brwikiedits não sejam levadas tão a sério — porque, no fim, elas não indicam absolutamente nada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.