Políticos que parecem bonzinhos são confiáveis até mesmo quando estão mentindo

1 min de leitura
Imagem de: Políticos que parecem bonzinhos são confiáveis até mesmo quando estão mentindo

Secretário da Educação britânico, Michael Gove. (Fonte da imagem: DailyMail)

Quer passar uma imagem de que você é uma pessoa confiável? Tenha certeza de que seu rosto se pareça com o de um bebê. É isso que conclui uma pesquisa conduzida pela Universidade Hebraica de Jerusalém. No contexto da guerra entre Israel e Palestina, a pesquisa mostrou que acordos de paz conduzidos por políticos com feições infantis tinham maiores chances de ser aprovados.

O professor responsável pela pesquisa, Dr. Ifat Maoz, mostrou um jornal fictício a diversas pessoas. Nele, um suposto líder palestino aparecia oferecendo uma proposta de paz, mas com duas versões diferentes. Na primeira, ele estava natural e, na segunda, o falso político teve sua imagem tratada digitalmente para parecer mais com um bebê. Os entrevistados eram então questionados sobre a credibilidade do político que estava fazendo a proposta.

Embora ambas as imagens fossem da mesma pessoa, a que possuía tratamento digital teve um índice de aprovação maior do que a original. “Pessoas geralmente associam honestidade e aceitação a rostos com feições mais infantis, o que é um importante passo na hora de efetuar qualquer acordo com um adversário”, disse Dr. Maoz.

Porém, mesmo com tais resultados, existem momentos em que tais feições não são positivas. De acordo com Maoz, as pessoas preferem que seus inimigos tenham cara de bebê, pois, ao mesmo tempo em que demonstram sinceridade, também passam uma imagem de falta de assertividade e de controle.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.