Os acontecimentos recentes da política brasileira não são exatamente animadores: manobras e parcerias políticas duvidosas, investigações que descobrem cada vez mais escândalos nacionais e regionais e cifras inacreditáveis desviadas dos cofres públicos. Para distrair ou chamar ainda mais a atenção para esses casos, desenvolvedores brasileiros deram asas à imaginação e criaram vários apps baseados na Operação Lava-Jato e em suas consequências.

No vídeo acima e logo a seguir, você confere uma seleção especial com aplicativos e games que surgiram baseados no trabalho da Polícia Federal nessa operação especificamente. São vários títulos de plataforma, endless runners e tower defenses envolvendo o ex-presidente Lula, a presidenta Dilma, o juiz Sérgio Moro, o Japonês da Federal e muito mais. A maior parte das criações é para Android, mas alguns já estão invadindo outros sistemas operacionais.

1. Pula Molusco!

Pula Molusco! é tão difícil quanto escapar da polícia. Você precisa dar pulos longos ou curtos em um ritmo acelerado pra escapar de uma versão gigante do Japonês da Federal. Dá para desbloquear outros personagens inspirados em Dilma, Nestor Cerveró e Joaquim Barbosa.

2. Jarareco

Jarareco roda direto no seu navegador e revive os bons tempos do saudoso jogo da cobrinha para celular. Nesse caso, você precisa coletar os sacos de dinheiro, cuidar pra não comer a própria cauda e ainda fugir de inimigos loucos para te prender.

3. Corre Companheiro

Corre Companheiro se destaca pela parte técnica. A proposta é simples: você precisa atravessar a Avenida Paulista enquanto escapa dos perigos. Tem tucano, policiais e juízes, tudo baseado em acontecimentos recentes. E preste atenção na música de fundo, porque você com certeza já a ouviu antes.

4. Operação TripleX

Operação TripleX é baseada em uma das investigações da Lava-Jato envolvendo os bens do ex-presidente Lula. Aqui você controla o lendário Japonês da Federal em uma missão de busca. E vale a pena se empenhar, já que o game tem até mais de um final possível.

5. e 6. Corre Molusco/Corre Vilma

Corre Molusco e Corre Vilma são do mesmo desenvolvedor e tem mais ou menos a mesma proposta: sair em disparada e coletar o máximo de dinheiro que conseguir. O segundo tem gráficos bem melhores e vários easter eggs da Lava-Jato.

7. Lava Jato Wars

Lava Jato Wars é acima de tudo um game frenético. No controle do Japonês da Federal ou de Sérgio Moro usando um jetpack, você precisa eliminar os políticos e delatores inimigos e escapar de várias tentações, como tucanos e maços de dinheiro.

8. Senhora Volta Aqui ! [ Dilma ]

Lembra do meme da entrevistada fugindo da repórter? Em Senhora Volta Aqui! [Dilma], você revive esse momento histórico do jornalismo, mas com a presidenta correndo em disparada. O movimento é automático, e tudo o que você precisa fazer é saltar na hora certa.

9. Super Dilma World

Super Dilma World é baseado nos jogos do Mario, com visual 8 bits e um estilo de plataforma horizontal. O game tem controles de pulo e movimento embutidos na tela, e o objetivo é não só chegar até o final da fase, mas também coletar todos os itens.

10. Operação Lava a Jato

Em Operação Lava a Jato, o objetivo é novamente correr da polícia no papel de Dilma. Mais dinheiro significa mais vida e dá até para dar pulos duplos. O cenário é composto por várias regiões do Brasil.

11. Korruptus

Korruptus é o pioneiro dos jogos sobre a política no Brasil. Com temática pirata, ele mistura gerenciador com tower defense. Você tem que fazer várias missões para manter o país funcionado e impedir que os recursos sejam levados para Cuba.

12. Lava Jato

Lava Jato é um tower defense elaborado e bem difícil com a temática da operação. Com toques rápidos na tela, você precisa posicionar tropas e impedir o avanço dos políticos na direção do Congresso Nacional.

13. PanelaçoApp

O PanelaçoApp deixa você participar das manifestações na janela sem estragar panelas ou cansar a mão. Ele simula o barulho das batidas e buzinas sem parar e ainda tem notícias sobre política. O iOS tem uma versão mais simples, mas com vários tipos de panelas para você escolher.

Você acha que os memes de política são exagerados? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: