Rockstar desce a lenha no filme da BBC sobre GTA: “porcaria inventada”

2 min de leitura
Imagem de: Rockstar desce a lenha no filme da BBC sobre GTA: “porcaria inventada”

Controvérsia e polêmica são palavras que certamente ecoam nos ouvidos da Rockstar diariamente. Sem medo de ter papas na língua, a produtora sabe do respaldo que tem e do legado que construiu ao longo da história com GTA e outras franquias, mas principalmente GTA. Como todos já sabem, a BBC preparou um filme sobre a série (baseado em fatos reais, naturalmente) chamado “The GameChangers” e, para isso, escalou Daniel Radcliffe, o próprio Harry Potter, para interpretar Sam Houser, um dos chefões da empresa.

Mas a Rockstar parece não ter gostado nadica da produção. Em seu Twitter, a empresa criticou duramente o filme e o classificou como “aleatório”, além de usar uma gíria do gueto norte-americano, "made-up bollocks", que seria, em tradução literal, "testículos compostos", mas, em sentido figurado, se traduz melhor como algo ruim, inventado, um monte de porcaria.. Aliás, parece até que a gíria pejorativa da publisher é criativa, não?

O drama mostra um momento da vida dos irmãos Houser, gênios da indústria do entretenimento e inimigos mortais de Jack Thompson, aquele advogado conservador norte-americano que vive tentando banir GTA da existência. Aqui, ele é interpretado por Bill Paxton. Sam Houser liderou o desenvolvimento de diversas entradas da série até ela alcançar status de fenômeno universal – e ao mesmo tempo polêmico.

O filme se passa em 2002 e mostra o período entre GTA: Vice City e San Andreas. Enquanto o drama estava no ar, a Rockstar lançou os tweets para a BBC em formato irônico, que mostra descontentamento. “Basil Brush estava ocupado?”, questiona a postagem da desenvolvedora logo acima.

A produção tem 90 minutos e, além de mostrar algumas das facetas dos irmãos Houser e da ousada filosofia de entretenimento de Sam, apresenta fatos polêmicos, como o jovem jogador Devin Moore, que rouba um carro e mata três policiais. O drama mostra a cena numa câmera sobre os ombros que busca reproduzir a perspectiva do jogo.

Rockstar não se envolveu na produção

A empresa não se envolveu no filme. A BBC diz que “The Gamechangers” se apoia em documentos, fatos e entrevistas de alguns funcionários da empresa. Isso foi tudo que ela pôde fornecer para ajudar e não se envolveu em qualquer etapa da produção. Um dos criadores do primeiro GTA, Steve Hammond, por exemplo, tuitou suas memórias sobre aquele período e compartilhou fotos da equipe de desenvolvimento trabalhando nos títulos.

A BBC ainda não se pronunciou sobre os comentários da Rockstar no Twitter. Para ver o filme, basta acessar o portal da BBC clicando aqui e assistir ao conteúdo através do player do site. É gratuito.

Rockstar desce a lenha no filme sobre GTA: alguém aí já assistiu? Comente no Fórum do Baixaki Jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.