Jogadores de Pokémon GO já deram mais de 140 bilhões de passos

1 min de leitura
Imagem de: Jogadores de Pokémon GO já deram mais de 140 bilhões de passos

Um estudo conduzido pela Microsoft Research, intitulado “A influência de Pokémon GO nas atividades físicas: estudos e implicações” mostra que o jogo para smartphones teve um grande impacto na maneira como as pessoas lidam com exercícios. Segundo a pesquisa, somente nos Estados Unidos os jogadores deram mais de 144 bilhões de passos graças à influência do game.

Os pesquisadores analisaram os hábitos de aproximadamente 1,5 mil usuários de Pokémon GO entre os meses de julho e agosto deste ano, período em que o app estava no auge de sua popularidade. A amostra é pequena quando levamos em consideração os milhões de usuários do jogo, mas o pesquisador Tim Althoff garante que as descobertas são semelhantes a de outros estudos parecidos, o que aumenta a credencial dos resultados.

“Descobrimos em nosso estudo que os usuários tinham a idade média de 33 anos (algo razoável levando em consideração as expectativas de quem realmente joga Pokémon GO), 36,5% estavam acima do peso e 28,5% eram obeso”, afirmou Althoff ao Polygon. “Isso se encaixa muito bem nas estimativas oficiais dos Estados Unidos. Isso indica que nossa fatia da população não está extremamente deslocada”.

Aumento na expectativa de vida

Para obter resultados mais precisos, as pessoas que participaram da análise tinham que usar uma pulseira Microsoft Band enquanto jogavam. A conclusão é que, além do grupo de controle, muitos jogadores de Pokémon GO adquiriram um estilo de vida mais ativo graças ao game.

a análise da expectativa de vida é intrigante porque ela destaca o impacto massivo que jogos como Pokémon GO podem ter

“Depois que eles passaram a jogar Pokémon GO, exibiram um aumento de atividade que vai além da média de 7.299 passos diários... o que agora é cerca de 13% a mais que a população controlada”, afirma o estudo. Segundo Althoff, mais do que aumentar o número de passos que as pessoas dão, o software tem o potencial de aumentar a expectativa de vida geral a longo prazo.

“Eu penso que a análise da expectativa de vida é intrigante porque ela destaca o impacto massivo que jogos como Pokémon GO podem ter na saúde pública”, explica o pesquisador. “No entanto, a análise é baseada na previsão de que Pokémon GO vai conseguir sustentar grandes níveis de engajamento. Isso é certamente seu objetivo, mas nossa análise também indica que isso é um grande desafio”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.