É vírus! “App Guide For Pokémon Go New” foi removido do Google Play

1 min de leitura
Imagem de: É vírus! “App Guide For Pokémon Go New” foi removido do Google Play

O sucesso do Pokémon GO tem feito com que muitos outros aplicativos relacionados ganhem destaque nas lojas de apps. Entretanto, criminosos têm se aproveitado da febre para esconder malwares em diversos programas, especialmente naqueles que podem ser baixados do Google Play.

Recentemente, pesquisadores da Kaspersky Labs alertaram que um aplicativo chamado “Guide For Pokémon Go New” estava infectado com um trojan (HEUR:Trojan.AndroidOS.Ztorg.ad) capaz de causar bastante estrago. O APK infectado já foi removido pela Google, mas mais de 500 mil downloads foram registrados antes da retirada do app, o que significa que os smartphones de muitas pessoas podem estar comprometidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a Kaspersky, o malware exibe propagandas e coleta certas informações a respeito do dispositivo. Caso alguns critérios sejam preenchidos, o servidor remoto que controla o trojan pode orquestrar o download de outras pragas que exploram vulnerabilidades do Android descobertas entre 2012 e 2015. Ou seja, sistemas desatualizados devem enfrentar ainda mais problemas com o vírus.

Solução

Se você baixou o “Guide For Pokémon Go New”, desinstale-o imediatamente e faça uma varredura utilizando um software de segurança. O Kaspersky Antivirus & Security deve ser capaz de lidar com a praga.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.