A esta altura do campeonato, é bem provável que a maioria de nossos leitores já seja especialista em Pokémon GO. Visto que o jogo virou uma verdadeira febre no Brasil, é difícil encontrar alguém que não tenha baixado o título logo em seu lançamento e que ficou viciado em andar para lá e para cá em busca das criaturas mais poderosas.

Porém, se você está começando agora a se divertir com a mais nova obra da Niantic Labs, é bem provável que esteja um pouco confuso em relação a alguns termos e conceitos do game. Afinal, Pokémon GO só está disponível em inglês e seu tutorial não é dos melhores, deixando os internautas carentes de melhores explicações a respeito de determinados assuntos.

Pensando nisso, o TecMundo preparou um pequeno glossário com os principais termos que você precisa conhecer para ser um Treinador de sucesso. Vale observar que algumas palavras foram traduzidas livremente, enquanto outras foram mantidas no original em inglês pela popularidade (como é o caso de Pokédex) ou por falta de um equivalente na língua portuguesa. Divirta-se!

Glossário Pokémon GO

Battle (Batalha): confronto travado entre um pokémon seu contra o monstrinho que defende um Ginásio.

Combat Power/CP (Força de Combate): unidade de medida que aponta o nível de força de um pokémon. Se o seu monstrinho tiver um CP maior do que o do oponente, a vitória será sua.

Defender Bonus (Bônus de Defesa): recompensa diária e aleatória (como PokéCoins e Stardust) concedida ao treinador que está atualmente defendendo um Ginásio.

Eggs (Ovos): itens encontrados ao longo do jogo e que, ao serem chocados, dão vida a um novo pokémon. Para chocar um Ovo, é necessário inseri-lo em uma Incubadora e se movimentar por uma quantidade pré-estabelecida de quilômetros.

Evolution (Evolução): fenômeno no qual um pokémon se transforma em uma versão mais forte de si mesmo, aumentando seu CP e mudando de aparência. Para evoluir um monstrinho, é necessário gastar uma quantidade específica de Doces.

Pokémons batalhando em um Ginásio

Candy (Doce): item utilizado para evoluir e aumentar o nível de seu pokémon. Cada monstrinho trabalha exclusivamente com seu próprio Doce, que pode ser obtido ao “vender” pokémons repetidos para o Professor Willow.

Experience Points/XP (Pontos de Experiência): unidade de medida que aponta seu progresso como treinador no game. Você pode ganhar experiência ao capturar e evoluir pokémons, além de derrotar outros jogadores e conquistar ginásios. Ao atingir determinado número de pontos, seu personagem sobe de nível.

Fainted Pokémon (Pokémon Desmaiado): status concedido ao pokémon que ficou sem HP em uma batalha. Ele pode ser reanimado com itens como Revive ou Max Revive.

Gyms (Ginásios): ginásios são locais específicos em Pokémon GO no qual os jogadores podem batalhar pelo seu controle, representando um dos três times disponíveis (Valor, Instict e Mystic).

Hit Points/HP (Pontos de Dano): unidade que mensura a saúde de um pokémon. Para derrotar um monstrinho, é necessário causar-lhe dano o suficiente para que seu HP se esgote.

Seu personagem sobe de nível ao ganhar XP o suficiente

Incense (Incenso): item que, ao ser utilizado, atrai pokémons selvagens para a sua localidade, facilitando sua captura. É possível comprar Incensos na Loja por 80 PokéCoins. Cada Incenso dura 30 minutos.

Incubator (Incubadora): item essencial para chocar Ovos de pokémons. Uma vez que uma Incubadora esteja guardando um Ovo, é necessário andar pelo número pré-definido de quilômetros para que ele se choque.

Lure Module (Módulo de Atração): item que pode ser inserido por qualquer treinador em uma PokéStop. Uma vez ativo, o Módulo vai aumentar o número de pokémons selvagens que aparecem na área. Diferente do Incenso, porém, um Módulo beneficia todos os jogadores que estejam próximos do PokéStop em questão.

Lucky Egg (Ovo da Sorte): um Ovo da Sorte pode dobrar o número de XP que você ganha ao realizar qualquer ação. O item só é desbloqueado quando você atinge o nível 9 como Treinador Pokémon e cada um dura apenas 30 minutos.

Medals (Medalhas): troféus colecionáveis concedidos ao jogador ao cumprir determinada conquista ao longo do jogo. As Medalhas não têm efeito prático na jogabilidade, servindo apenas para propósito de colecionismo.

Incensos aumentam a quantidade de pokémons selvagens que aparecem

PokéBalls (Pokébolas): item utilizado para capturar pokémons selvagens e adicioná-los à sua equipe de monstrinhos. Pokébolas podem ser adquiridas gratuitamente em PokéStops ou compradas na Loja. É importante observar que existem diferentes tipos de Pokébolas, cada uma com seu nível de força (normais, Great Balls, Ultra Balls e Master Balls).

PokéCoins (PokéMoedas): moeda corrente utilizada no mundo de Pokémon GO. É possível comprar mais PokéCoins com dinheiro real através de um sistema de microtransações.

Pokédex: enciclopédia eletrônica carregada por todo Treinador Pokémon. Nela são registradas informações sobre todos os monstrinhos conquistados, tal como dados básicos de criaturas que foram vistas, mas não chegaram a ser capturadas.

PokéStop (PokéParada): pontos no mapa nos quais o jogador pode conseguir itens gratuitamente e utilizar um Módulo de Atração para aumentar o número de criaturas selvagens ao seu redor.

Potions (Poções): itens utilizados para recuperar a saúde (ou seja, HP) de um de seus pokémons.

Ao visitar PokéStops, é possível ganhar itens de graça

Power-Up (Subir de Nível): fenômeno no qual um pokémon fica mais forte, com maior CP e HP, mas sem necessariamente evoluir para uma outra forma. É necessário usar Doces e Stardust para aumentar o nível de um monstrinho.

Prestige (Prestígio): unidade equivalente aos pontos de experiência (XP), mas que mensura o progresso dos Ginásios. Ao defender um Ginásio de sua equipe, ele vai ganhando cada vez mais Prestígio e eventualmente subirá de nível, permitindo que mais Treinadores do mesmo time o defendam também.

Razz Berry: item que, ao ser usado contra um pokémon selvagem, torna mais fácil a sua captura. Útil sobretudo para os momentos em que você encontra uma criatura rara. Não é possível adquirir Razz Berry na Loja; é necessário ganhá-la ao longo da aventura.

Stardust: item usado para aumentar o nível de seus pokémons. Ele serve universalmente para todas as criaturas (diferente dos Doces) e pode ser adquirido ao chocar Ovos, capturar monstrinhos e através dos PokéStops.

O nível do Ginásio aumenta de acordo com a quantidade de Prestígio que ele ganha

Training (Treinamento): prática de colocar um pokémon seu para batalhar contra os pokémons que estão defendendo um Ginásio aliado (ou seja, um Ginásio defendido por jogadores de seu time). Treinar aumenta o nível de experiência do jogador e concede Prestígio ao Ginásio.

Trainer (Treinador): alcunha oferecida aos jogadores de Pokémon GO. Treinadores são aqueles que capturam pokémons selvagens e os domesticam para batalhar contra outros indivíduos.

Wild Pokémon (Pokémon Selvagem): um pokémon que ainda não foi capturado por um Treinador. Você os encontra em Pokémon GO ao simplesmente caminhar pelo mundo real.

Cupons de desconto TecMundo: