O computador liga, os LEDs frontais acendem, tudo segue normalmente. Você ouve todos os barulhos do sistema e do Windows carregando e até mesmo a sua orquestral entrada. Só há um problema: seu monitor não mostra qualquer imagem, tudo permanece preto ou é mostrada a famosa mensagem “Sem sinal”!

É nessas horas que muitos se desesperam e partem logo para o pensamento de que suas preciosas placas de vídeo queimaram. Mantenha a calma, pois o seu problema pode ser bem menor!

Neste artigo mostraremos alguns passos simples para que você realmente descubra o que há de errado com o seu computador e até mesmo para que possa repará-lo.

O caso mais simples

Quando o problema está no sistema

Preste atenção nos primeiros momentos da inicialização: se você tem sinal de vídeo durante o carregamento inicial dos componentes (tela de BIOS e bootloader), mas não após a entrada do sistema operacional, seu problema certamente é relacionado à configuração dos drivers e da resolução.

Este é um erro frequente de sistema e geralmente faz com que a placa produza resoluções, ou taxas de atualização, acima das aceitas pelo monitor, causando então a rejeição do sinal.

Sem vídeo? Então fique ligado

Para fazer com que o sistema carregue com as configurações mínimas de exibição, pressione F8 durante a inicialização (no intervalo que fica após o carregamento da BIOS e antes da tela do Windows) e selecione a opção “Iniciar em modo VGA”. Com a sua área de trabalho aberta, é só acessar as configurações de vídeo para voltar tudo ao normal.

Outra opção, mas apenas para testes, é iniciar em modo de segurança, que também utiliza resoluções e configurações baixíssimas.

Determinando o problema

Dos cabos às partes internas

Na dúvida, teste tudo!Se o seu caso é a total ausência de vídeo, os testes devem ser principalmente voltados ao equipamento em si. Porém, tenha consciência de que o problema não necessariamente está na placa de vídeo, ou seja, podem ter sido estragados os cabos de vídeo, o encaixe da placa mãe, o monitor e outras partes.

Para determinar a raiz do problema, inicie o procedimento pela verificação da conexão entre o computador e monitor (cabo de vídeo), testando todas as saídas possíveis e também outro cabo, caso esteja disponível, sempre se certificando de que ele está bem preso.

Se o problema persistir, experimente testar o monitor com outro computador. Se mesmo em outro computador o monitor não der sinal, há uma boa chance de o problema estar nele. Agora, se a imagem aparecer, foque seus esforços nos componentes do gabinete.

Testes na placa de vídeo

Prossiga com cuidado

Aqueles que possuem placas de vídeo offboard podem removê-las de seus computadores e testá-las em outras máquinas disponíveis. Assim como para o monitor, se em outro computador a placa funcionar, significa que ela está fora da lista de problemas a serem verificados.

Tente então restaurar as suas configurações de BIOS para os padrões originais de fábrica. Para isso, remova a bateria que fica na placa mãe (prateada, com formato circular) por cerca de três minutos, retornando-a ao seu lugar em seguida. Apenas tenha em mente que será necessário refazer todas as outras configurações básicas, inclusive de hora e data.

Será necessário reconfigurar a BIOS

Se a sua placa funciona em outros computadores, mas não no seu, e se a restauração de BIOS não deu um jeito na situação, provavelmente há algum problema com o encaixe da placa mãe (Slot). Limpe-o com ar comprimido ou com um secador de cabelo (COM AR FRIO).

Ainda não teve resultados? Então leve seu computador para um técnico para que ele possa confirmar o que há de errado e trocar o que for necessário.

Conserto rápido

Substituições imediatas têm seus preços

Outra opção é uma substituição temporária no seu próprio computador por uma placa mais simples. Se com outra placa a imagem for restaurada, é hora de substituir definitivamente a atual.

Se além da placa de vídeo offboard você tiver também uma onboard, teste a outra saída de vídeo. Não se preocupe com configurações, pois geralmente com a retirada da placa offboard a outra assume imediatamente seu papel.

Conseguiu reativar seu vídeo?

Agora que você já sabe como determinar os problemas mais comuns relacionados à ausência de vídeo nos monitores, não deixe de ajudar seus amigos e procure aprender ainda mais sobre componentes de computadores e suas possíveis falhas com este artigo.

Lembre-se: na dúvida, busque um técnico de sua confiança para não causar danos ainda maiores à sua máquina!

Cupons de desconto TecMundo: