Dia 22 de novembro é o dia do músico, esta figura fundamental no meio artístico. A música mexe com as pessoas. Simplesmente pare e tente imaginar o mundo sem música, o seu mundo sem suas canções favoritas. Como não poderia deixar de ser, o Baixaki preparou uma seleção com diversos programas relacionados a esta arte. São tocadores, editores de áudio e muitas outras ferramentas que podem ajudar tanto músicos quanto admiradores.

Para tocar

Comecemos pelo que mais move o Baixaki, o Windows Media Player. Este é o tocador mais baixado do site e está sempre entre os programas mais requisitados. A verdade é que este tocador é famoso por já vir com o Windows, mas ele se mantém atraente por sua enorme quantidade de recursos.

Além de ser em português, o Media Player tem design moderno, recursos para transmissão online de áudio e vídeo, facilidades de navegação, ferramenta para conversão de CDs de áudio em arquivos MP3, biblioteca e sincronização com mídias portáteis.

O Media Player, um dos tocadores mais populares.

Outro tocador extremamente requisitado é o Winamp, considerado por muitos a melhor alternativa ao player da Microsoft. O Winamp é marcado por sua extensa compatibilidade de arquivos de áudio, suporte a iPod, ferramentas para SHOUTCast, recurso para assistir canais de televisão e, claro, visual muito mais descolado.

O jetAudio não tem o nome de Media Player e Winamp, mas também é excelente.Além de Media Player e Winamp, um outro tocador que chegou de mansinho, sem muito alarde, mas hoje conta com mais de meio milhão de downloads é o jetAudio. Além de escutar músicas, você pode assistir filmes, converter áudio e vídeo, ripar e gravar CDs, ouvir canais de rádio online, obter músicas na Internet e muito mais.

Para tocar sem problemas

Quem tem uma vasta biblioteca de música certamente já passou por algum problema de codec. Para resolver ou pelo menos minimizar eventuais incompatibilidades, experimente o XP Codec Pack. Se você não usa o Windows XP ou se já conhece este pacote, então experimente o K-Lite Mega Codec Pack. Ambos são altamente eficientes.

Para gravar

O melhor gravador de CDs no mercado.É muito bom reunir nossas músicas favoritas. Hoje, os aparelhos portáteis para execução de arquivos MP3 dominaram o mercado, mas ainda é necessário utilizar CDs dependendo das circunstâncias. Indiscutivelmente, a melhor opção para a gravação de CDs de áudio é o Nero, que hoje se encontra na versão 9. Além de criar CDs de alta qualidade, o Nero permite escrever tags das faixas e criação de capas, só para citar como exemplos.

Uma excelente pedida para gravação de CDs.Infelizmente, o Nero não é gratuito. Como alternativa, a melhor ferramenta encontrada no Baixaki é o CDBurnerXP. De fato, ele não conta com a quantidade de recursos do Nero, mas dá conta do recado indiscutivelmente através de uma interface simples e de fácil uso.

Para editar

Um editor porreta que há alguns anos faz parte da Sony.Todo músico trabalha ou pelo menos acompanha os trabalhos de edição de áudio, algo indispensável para conseguir arquivos de alta qualidade sonora. Uma das ferramentas mais renomadas e eficientes é o Sound Forge, atualmente em sua nona versão. Utilizado em vários estúdios, este programa conta com inúmeros efeitos, recursos para captura de áudio, ferramentas para correção e também uma ferramenta para gravação de CDs.

Porém, como nem tudo é doce, o Sound Forge não é gratuito, até por se tratar de um software profissional. A verdade é que não há um editor gratuito que se equipare a este programa.

Gratuito, mas muito competente.A melhor alternativa gratuita ao Forge é o Audacity, um editor com muitos recursos. Só como exemplo: importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG, editar suas músicas usando cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicação de efeitos na gravação.

Uma outra opção é o Power Sound Editor Free, que conta com 18 efeitos de qualidade profissional e muitos outros recursos.

Além destes programas – que se destinam à edição geral de arquivos de áudio –, no Baixaki você encontra diversos outros programas que executam tarefas mais específicas. Veja esta breve relação:

  • Edição de áudio é no Baixaki!Vocal Remover – elimina o vocal de músicas, indicado para karaokês.
  • Guitar Pro – editor de tablaturas, ótima ferramenta para composição.
  • Funny Voice – para aplicar efeitos em vozes, ótimo para brincadeiras.
  • MP3 Gain – para normalizar o volume de vários arquivos MP3.
  • Slice Audio File Splitter – para “fatiar” músicas, cortando partes indesejadas.

Para converter

De fato, muitas das ferramentas citadas anteriormente convertem arquivos de áudio, mas também há alternativas especiais para isso. No Baixaki, você encontra o MediaCoder, um conversor com vasta compatibilidade, totalmente gratuito e de código aberto.

Além da extensa compatibilidade, o MediaCoder não exige nenhum tocador ou pacote de codec e nem mesmo registro de componentes no sistema.

Converter MP3 hoje em dia é moleza.Outras ferramentas de conversão se direcionam a converter formatos diferenciados para MP3. É o caso do River Past [email protected] (que converte WAV em MP3 e vice-versa), do Free WMA to MP3 Converter (WMA em MP3 e vice-versa) e do Free MP3 Converter (com mais opções que os anteriores).

Discotecando

DJs também são músicos, e no Baixaki é possível encontrar várias ferramentas que ajudam esses mestres da música eletrônica. O grande destaque do site é o Virtual DJ, que permite a criação e mixagem de músicas com várias ferramentas.

Brincar de DJ pode ser melhor com estes programas.Este programa tem recursos para exibição de batidas, efeitos, skins e recursos para gravação de CDs também. Novamente, o empecilho deste programa é o fato d’ele não ser gratuito. A alternativa imediata é o HammerHead Rhythm Station, indicado para usuários que estão começando nesse nicho da música.

Outra opção gratuita é o Ots Turntable Free, que trabalha como uma mesa, oferecendo dois tocadores na mesma janela e diversos recursos para mixagem.

Jukeboxes

O iTunes é o melhor centro de mídia digital.Jukeboxes são programas multifuncionais que gerenciam, executam e gravam músicas entre outras possibilidades. Não há dúvidas de que o iTunes lidera este nicho com sobras. Além de gerenciar seu iPod, o programa da Apple lhe dá acesso à loja virtual da marca e funciona como uma estação de entretenimento.

Logo atrás do iTunes, o MusicMatch.Logo atrás do iTunes está o MusicMatch, que passou por uma enorme melhoria e hoje está repleto de recursos. Com ele, você executa, cria e grava CDs, cria arquivos MP3, acessa rádios online e faz muito mais.

Afinando sem perder o ritmo

Afinando violão, guitarra e até derivados.Nada como o som de um violão bem afinado. Há diversos programas que ajudam os músicos que ainda não conseguem afinar seu instrumento de ouvido. Nosso maior destaque é o Afinador de violão e guitarra. O programa dá o som e você deve imitá-lo com seu instrumento.

Outra excelente opção gratuita é o APTurner, que afina até derivados como cavaquinho se você tiver um conhecimento um pouco mais aprofundado.

Para não perder o ritmo, você pode experimentar o Metronome Plus, um metrônomo digital totalmente controlável por você. Basta usar o teclado para ligar/desligar as batidas, bem como aumentar a velocidade e selecionar o número de batidas.

E se você quer mesmo é soltar a voz e cantar as suas músicas favoritas enquanto as ouve no computador, veja as letras no nosso site que tem Muita Música todos os dias da semana.

Esperamos que você tenha gostado desta seleção e que aproveite os programas e serviços apresentados.