Review: iPod nano 6G

6 min de leitura
Imagem de: Review: iPod nano 6G

A caixa do iPod nano.

O novo nano foi totalmente repensado e está ainda menor. Ele tem só 3,7 cm de altura, 4 cm de largura, menos de 1 cm de espessura e 21 gramas de peso. O display foi reduzido, e a tela agora tem 1.5”.

Clickwheel? Não mais. Há apenas três botões na parte de cima: Sleep/Wake para ligar e desligar a tela e os controles para aumentar e diminuir o volume. Na parte de baixo, estão a conexão do cabo e a entrada do fone de ouvido.

Na parte de trás, uma novidade: um clipe ao estilo do iPod shuffle para prender o tocador na roupa. É no clipe que a inscrição personalizada é feita.

Nela, há também a inconfundível logo da Apple. O fone de ouvido tem o inconfundível padrão dos iPods. Ele tem um seletor de faixas e um microfone. Confira as nossas impressões sobre o novo iPod nano nesta análise.

Especificações do iPod nano 6G.

Aprovado
Na ponta dos dedos

A carência de botões tem um único significado: o iPod nano é controlado na ponta dos seus dedos. O suporte Multi-Touch é extenso.

Os menus de navegação e ícones são inspirados no iPhone. Cada tela exibe quatro ícones e basta usar o dedo para avançar ou voltar os menus. Algo muito bacana para a navegação é a possibilidade de orientar a tela em qualquer direção.

Com dois dedos, basta rotacionar a imagem até posicioná-la na orientação que for melhor. Ótimo recurso para, por exemplo, prender o tocador na calça e mesmo assim conseguir ver a tela sem ser de ponta-cabeça.

Dois dedos mudam a orientação da tela.

Os menus incluem: Artistas, Listas, Reprodução, Genius, Rádio, Podcasts, Fotos, Ajustes, Músicas, Álbuns, Gêneros, Compositores, Exercícios e Relógio. Outra opção bacana é a de você organizar os ícones como preferir. Basta tocar e segurar por alguns segundos até que os ícones comecem a tremer, então você os desliza para onde quer.

Novas visualizações

Os menus que exploram artistas, músicas, álbuns, gêneros, compositores e listas são velhos conhecidos de todos os tocadores da Apple. As peculiaridades da nova geração do nano começam com as músicas em reprodução.

A arte do álbum é exibida ao fundo. Um toque na tela ativa os controles de execução, divididos em duas páginas. Na primeira, ficam os botões voltar, tocar/pausar e avançar e também um pequeno ícone para exibir as informações da tag do arquivo em execução.

Avançando a página, outras opções de execução são exibidas: funções repetir (tanto álbum quanto somente uma faixa), Genius e também modo aleatório. Há também uma barra na qual você desliza o dedo para voltar ou avançar a um ponto específico da música.

Visualização dos controles de execução.

A visualização de fotos também suporta recursos de multitoque. Um toque na tela exibe os controladores para avançar, voltar e iniciar/parar a exibição em slides. Algo bacana, que acaba um pouco com a monotonia, já que exibição em slides não é estática. Efeitos simples de aproximação são aplicados para deixar a sequência mais agradável.

A orientação das imagens também pode ser escolhida com dois dedos, enquanto dois toques sobre uma foto aplica zoom sobre ela.

Rádio

O iPod nano 6G tem um sintonizador FM. Ele só funciona quando o fone de ouvido está plugado. A sintonização é bastante simples, com duas flechas para os lados que percorrem as frequências. Tudo é automático: o aparelho só “estaciona” em frequências com transmissão, o que evita chiados, por exemplo.

Algumas rádios são identificadas pelo nome. Quando a identificação não é possível, a tela mostra apenas a frequência sintonizada. Um pequeno botão com ícone de estrela serve para marcar uma emissora como favorita.

Menus com ícones estilo iPhone.

Dentro das opções de rádio (acessíveis através do pequeno ícone no canto inferior direito da tela), é possível atualizar a lista de estações locais e acessar as estações favoritas.

Mantenha-se em forma com música

O clipe, que agora é uma novidade do nano, é bom para esportistas e para quem gosta de se exercitar enquanto ouve suas músicas. E o aparelho, por ser extremamente leve, torna-se praticamente imperceptível quando preso, seja na camiseta, bermuda, calça, etc.

O clipe facilita para caminhar ouvindo música.

Use sua voz

O iPod nano tem um gravador simples para, por exemplo, registrar lembretes de voz. Com um fone com microfone plugado, você acessa o gravador, registra uma mensagem e ouve quando quiser ou precisar.

Áudio mono

Pensando em quem tem audição limitada em um dos ouvidos, o iPod tem a função Audio Mono, que toca os dois canais de áudio em um só fone. A qualidade de áudio não é a mesma, certamente, porém, em termos de acessibilidade, é um recurso prático. Além de útil para quem tem audição limitada, é prático para quem deseja compartilhar um fone, por exemplo.

Branco no preto

Outro recurso de acessibilidade é o Branco no Preto, que inverte o padrão dos menus. O fundo fica preto e as letras, brancas. Ótimo para quem prefere mais contraste. O Branco no Preto funciona em qualquer área do iPod, inclusive na tela principal.

Relógio

O relógio do iPod é bem estiloso. O tamanho da tela se assemelha bastante a um relógio comum. Para quem gosta de ousar no design, não é má ideia descolar umas pulseiras e usar o novo nano como um relógio.

O relógio do iPod nano 6G.

Reprovado

Faltam câmera de vídeo e outros recursos

O iPod não conta mais com reprodução nem câmera de vídeo como nas gerações anteriores. Em termos de funcionalidade, é uma baixa considerável. Vários outros extras, como contatos, calendários, anotações e jogos, também foram excluídos.

Pedômetro só funciona com modelos Nike

Uma novidade é um contador de passos (batizado “Pedômetro”, em português) que informa quantas calorias você queimou, ajudando a seguir um plano de exercícios. O “Pedômetro”, no entanto, só funciona com modelos de tênis da Nike que tenham a tecnologia Fly Wire.

O kit Nike + iPod Sport é vendido separadamente. O iPod conta seus passos e vai informando você, em tempo real, ao mesmo tempo em que escuta músicas. Com um par de tênis da Nike compatível, você elabora metas diárias de exercícios, faz o upload dos dados no site Nike+ e acompanha os resultados.

iPod nano 6G.O contador de passos é uma excelente ideia para quem anda sempre com o tocador. Uma pena que só funcione com modelos específicos de uma única fabricante de tênis. A ferramenta está lá, no tocador, mas acaba se tornando inútil para quem não tem o kit completo.

Voice Over

O novo nano tem VoiceOver, que lê o que aparece na tela. Com o recurso ativado, tudo o que é tocado na tela é narrado. Os controladores mudam bastante e os movimentos são específicos para diferentes ações. Por exemplo, arrastando para a direita ou esquerda com dois dedos, a área de configurações é aberta.

Você define a velocidade de narração das telas. O VoiceOver do iPod está disponível em 29 idiomas, inclusive português. Apesar da proposta de facilitar o acesso às funções, o padrão VoiceOver não é intuitivo. É necessário reaprender a controlar o aparelho quando esta função está habilitada, e isso pode levar um tempo.

Vale a pena?

Sem dúvidas, a reformulação completa do iPod nano é um grande atrativo. O aparelho está bonito, compacto e com muito estilo. Além do visual, usar e controlar o iPod é bem divertido e fácil com o extenso suporte multitoque.

O novo iPod nano investe na simplicidade. É um tocador de músicas com rádio FM e também um visualizador de imagens. Ponto final. Quem gostava de curtir mais e mais recursos, como a câmera, por exemplo, pode não gostar dessa nova linha de uso.

Já quem gosta de estilo e praticidade de uso, certamente vai adorar. Os controles estão mais simples. Os menus e as longas listas de conteúdo ainda estão presentes, mas a nova interface facilita o acesso a eles com os ícones e, claro, com o toque. Em resumo, o iPod nano sacrificou recursos em prol da praticidade de uso e de um ambiente mais gráfico do que nunca.

Quanto à qualidade de som, não há melhorias drásticas em relação a modelos anteriores, no entanto, não é algo do qual se possa queixar. iPods sempre foram conhecidos pelo ótimo balanço entre graves e agudos, e o novo nano não foge à regra.

O preço é um tanto salgado: R$ 549 no modelo de 8 GB) e R$ 649 no de 16 GB (preços da loja da Apple do Brasil). Se pensarmos na capacidade de armazenamento e na simplicidade de recursos, não é cabível. Mas o preço reflete a maneira de uso e um sistema totalmente reformulado de controles gráficos. Como todo aparelho que foi repensado, o iPod nano com certeza consegue chamar a atenção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.