Novos eletrônicos: iPod nano 5G

4 min de leitura
Imagem de: Novos eletrônicos: iPod nano 5G

Tendo sido anunciado no evento “It´s only rock´n´roll (but I like it...)” da Apple, no dia 09 de setembro de 2009 (assim como outros produtos da marca), a quinta geração do iPod nano agora possui câmera integrada, microfone interno, estrutura de alumínio polido brilhante (disponível em sete cores) e, além disso, uma tela maior do que a do seu antecessor.

Mas não pense que o iPod nano 5G conta somente com características físicas em seu leque de novidades, pois ele também possui rádio FM com pausa ao vivo, programa criador de listas de reprodução (Genius), um recurso que literalmente fala o nome das músicas tocadas (VoiceOver), editor de efeitos especiais para vídeos, a possibilidade de tocar uma música aleatória ao sacudir o iPod e um conta-passos para ajudar você a manter seu peso ao mostrar quantos metros foram percorridos após uma corrida, por exemplo.

A família nano

Características

Hora do show
Você certamente deve lembrar-se de alguma situação na qual uma câmera de vídeo era essencial e não havia nenhuma por perto, de modo a efetuar a gravação instantaneamente. Pois agora com o iPod nano 5G você não perderá mais a chance de gravar seus amigos fazendo besteiras no parque ou qualquer outra cena indescritível dessas, pois com seu nano em mãos, o vídeo estará garantido, seja ele feito com o iPod na horizontal ou na vertical.

Mas não é somente capturar uma sequência de imagens que a quinta geração consegue, pois devido a um microfone interno do aparelho, a captação do áudio dos vídeos também é possível! Além disso, tal captação pode ser usada independente de você estar gravando um vídeo ou não, ou seja, você poderá usar o iPod nano 5G como gravador de sons (algo como “nota mental: sempre acessar o Baixaki”).

Além de gravar, o iPod nano 5G também é capaz inserir efeitos especiais nos vídeos, tais como Sépia, Cyborg, espelhamento, Raio X, entre outros. Por fim, terminado o seu vídeo, será possível transferi-lo para o computador e compartilhar com seus amigos, seja colocando-o no YouTube ou mandando via email.

Deixe-se surpreender
O Genius Mixer é uma ferramenta capaz de criar listas de reprodução a partir de somente uma música. Funciona assim: você escuta uma música e o Genius cria uma lista escolhendo outras músicas da sua biblioteca de músicas que combinem com a primeira.

E não para por aí: ao sincronizar o seu iPod ao iTunes você conhecerá o Seleções Genius, o qual, por sua vez, será responsável por criar canais de música, porém ao invés de utilizar a biblioteca do seu iPod nano 5G, o Genius usará o próprio iTunes para criar suas listas de músicas. Ou seja, essa é uma forma ótima para redescobrir músicas esquecidas e aumentar a variedade daquilo que você escuta.

Alumínio polido brilha, não?

Mas se você não pretende usar o Genius, poderá escolher suas músicas de outras duas maneiras: usar o Cover Flow para visualizar capas de álbuns e escolher uma música ou sacudir o nano para que uma música aleatória passe a ser tocada.
Seja o DJ
Com o advento da Radiodifusão de Áudio Digital, novos horizontes foram abertos, porém somente para aqueles com a tecnologia certa. A boa notícia? Tal tecnologia está presente no iPod nano 5G! Em outras palavras, agora você poderá escutar a sua rádio favorita com qualidade digital e, ainda por cima, pausar a programação a qualquer momento, assim como retroceder até 15 minutos a partir da transmissão ao vivo!

Diferenças 4Gx5G

OMG!

Não, você não está ouvindo vozes do além-mundo, está sim é escutando o iPod nano 5G falar! Como assim? Simples, com o recurso VoiceOver ,ao sincronizar seu iPod com o iTunes, este descobre quais músicas estão no iPod e pesquisa por informações delas e, em seguida, gera arquivos áudios relativos aos nomes dos artistas e das músicas (por exemplo, se uma música começar a tocar, você ouvirá algo como: “The Rolling Stones, It´s only rock´n´roll (but I like it...)”).

Com esses arquivos no iPod, toda vez que você usar o Click Wheel ou o controle remoto do fone de ouvido opcional da Apple, escutará o nome da música (e do artista) sendo tocada, sem precisar olhar para a tela do iPod nano, ou seja, você nunca mais correrá o risco de ser atropelado ou de dar com a cara em um poste por ter tido a mera curiosidade de saber qual música estava tocando!

E tem mais: caso você esteja aprendendo alguma língua estrangeira, será possível configurar seu iPod nano 5G para executar o VoiceOver nela, não importa se ela é chinês, inglês, italiano, japonês, sueco, etc., você poderá estudar enquanto escuta músicas!
É hora de suar!
O sensor do Nike +Usando um acelerômetro integrado (o mesmo responsável por fazê-lo identificar se a tela está na vertical ou horizontal), o iPod nano 5G também pode funcionar como Conta-passos. Mas você poderá ir muito mais além ao adquirir um Nike +! Pois ele contém dois sensores (um fica embaixo da palmilha e o outro é acoplado ao iPod), os quais são capazes de indicar a distância percorrida, o número de calorias queimadas, o tempo total gasto, além de poder monitorar os seus batimentos cardíacos.

Não bastasse isso, ao conectar o iPod nano 5G em seu computador depois de correr, suas informações serão enviadas para o site do Nike +, onde elas serão analisadas. Com os resultados da análise, você poderá checar recomendações de programas de exercícios e, até mesmo, uma seleção de mapas com caminhos alternativos àqueles verificado durante o seu trajeto.

Por último, mas não menos importante, também existe a possibilidade de você configurar “PowerSongs”, uma seleção de músicas que deverão ser tocadas quando você estiver no fim do seu exercício, de maneira a fazer com que você ganhe um fôlego extra para “dar aquele último gás” antes de parar. Portanto, nada de colocar músicas-soníferas como “PowerSongs”, pois o efeito, provavelmente, será o oposto do desejado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.