Como eliminar o efeito burn-in em televisões de plasma

1 min de leitura
Imagem de: Como eliminar o efeito burn-in em televisões de plasma

Corrigindo o efeito burn-in

Quem tem uma televisão de plasma em casa, provavelmente já enfrenta problemas com o efeito “burn-in”. Para quem não sabe, este é o nome que se dá às manchas que aparecem na tela depois de uma imagem estática permanecer por muito tempo durante uma exibição.

Este problema é comum devido à presença de placares de eventos esportivos ou logos de emissoras, normalmente mostrados na tela, no mesmo lugar, durante toda a programação.

Se você é mais um dos que tem problemas como o efeito “burn-in”, saiba que “limpar” a tela é muito simples. As ferramentas necessárias você provavelmente tem em casa e a limpeza é automática, só é preciso iniciá-la.

Pré-requisitos

Para limpar a tela será preciso a ajuda de um computador (desktop ou laptop). Ou então de algum tablet, smartphone ou até mesmo de uma câmera digital que possa ser conectada à televisão. Além do equipamento, você vai precisar de algumas imagens, o que não é nada difícil de conseguir.

Faça você mesmo

Primeiro você deve conectar o aparelho na televisão. Clique aqui para aprender a ligar um computador na TV ou então plugue os cabos que provavelmente vieram junto com sua câmera digital. Lembre-se de que o dispositivo conectado à tela de plasma que será corrigida deve conter algumas imagens na memória.

O processo a partir de agora é muito simples. A única coisa a ser feita é exibir uma apresentação de slides – com algumas imagens diferentes – em tela cheia. A ação de várias imagens diferentes sendo exibidas ininterruptamente por algumas horas corrige os problemas causados pelo efeito “burn-in”.

Uma dica importante

Atualmente, os aparelhos de televisão com tela de plasma já praticamente não sofrem com o efeito “burn-in”, contudo, ainda é possível que isto ocorra. Porém, sua TV só corre este risco nas primeiras 100 horas de exibição, então, configure o contraste do aparelho para menos de 50% para se prevenir durante este período.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.