As duas placas de vídeo mais poderosas que existem atualmente são a GeForce GTX Titan Z, da NVIDIA e a Radeon R9 295X2, da AMD. Ambas são placas de vídeo dual-chip: enquanto a Titan Z utiliza dois processadores GTX Titan Black, a 295X2 trabalha com duas GPUs R9 290X.

O pessoal da Chipart resolveu fazer uma comparação: qual das duas é melhor para os jogos? Eles montaram duas máquinas com a mesma configuração, cada uma trabalhando com um processador Intel Core i7 4790 e 8 GB de memória RAM além, é claro, armazenamento SSD. As placas-mãe são diferentes, mas ambas utilizam o chipset Intel Z97.

Infelizmente a Titan Z anda meio escassa no mercado, sendo assim, a galera optou por colocar duas GTX 780 Ti em modo SLI, conseguindo assim “simular” um desempenho bastante próximo ao da GeForce GTX Titan Z.

Os testes demonstram um desempenho bastante próximo das duas configurações, com pequenas margens de ganho para uma ou para outra, dependendo o jogo testado. A única conclusão que é possível chegar com um teste como esses é o seguinte: que tipo de jogo vai conseguir aproveitar todo o poder dessas placas de vídeo?

Cupons de desconto TecMundo: