NVIDIA ION 2, a segunda geração do chipset ION

2 min de leitura
Imagem de: NVIDIA ION 2, a segunda  geração do chipset ION

Quem procura qualidade gráfica, mas receia comprar um netbook pela sua ausência, não precisa mais se preocupar. A “nova geração do ION” (nome oficial), apelidada de ION 2, possibilita a reprodução de vídeos em HD e sites em flash, sem grandes dificuldades, graças à tecnologia Optimus. Ela permite a troca do Pineview GMA 3150 integrado para o ION NVIDIA, porém somente nos casos que exigem trabalho pesado.

A geração anterior é substituída com a chegada da nova, pois sua performance é cerca de dez vezes maior que os GPUs integrados da Intel. Além disso, não só a nova plataforma garante a reprodução de vídeos de alta qualidade, como também suporta jogos feitos para ter sua exibição feita em 3D. Outro destaque fica por conta do suporte para Windows 7 Home Premium, DirectX 10.1 e OpenGL 3.1 com áudio HD.

Detalhes do ION 2

Assim como os chips de 16 núcleos para desktops, os de 8 núcleos para netbooks são baseados na GeForce G210. Ou seja, ambos suportam saídas para HDMI, Blu-ray 1080p e reprodução de Flash. O sistema Optimus, por alternar qual chip usa de acordo com a tarefa realizada, garante certa economia de energia: segundo a NVIDIA, em netbooks a bateria pode chegar a durar 10 horas.

A partir do segundo trimestre e até o final do primeiro semestre de 2010, a NVIDIA promete até 30 netbooks, nettops e computadores tudo em um com a ION 2. Além dos que já virão com a placa (o Acer Aspire One 532G é o primeiro netbook a usar a ION 2 e está programado para ser lançado em abril), modelos como Eee PC 1201PN, Eee Top 2010P e Eee Box, da Asus, C200 da Lenovo e Aspire Revo da Acer terão suas placas atualizadas para a nova geração da ION.

A NVIDIA está focando o ION 2 no mercado de computadores portáteis. Isso ficou claro graças ao próprio anúncio oficial da nova geração da ION, feita durante a CeBIT 2010. A razão para tal objetivo está no fato de a venda de netbooks ter disparado nos últimos anos - neste ano aproximadamente 40 milhões de unidades circularão pelo mercado.

Frente e costas

Tal foco também se deve ao fato de existirem dois segmentos de vendas: netbook padrão e netbook ION. A diferença entre ambos é que o primeiro serve principalmente para a internet e o segundo para reprodução de vídeos em HD e jogos 3D.

Sites como o YouTube, que possuem grande quantidade de conteúdo em flash, certamente ativam a troca do Pineview para o ION 2. Apesar disso, diferente do que é possível imaginar, sites com muitas propagandas em flash não ativam a tecnologia Optimus, por serem tarefas mais leves.

CeBIT 2010

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.