Compartilhamento de fotos: um guia de etiqueta para evitar gafes

4 min de leitura
Imagem de: Compartilhamento de fotos: um guia de etiqueta para evitar gafes

Talvez você ainda não tenha percebido, mas saber onde e como postar suas fotos/vídeos é essencial para evitar várias dores de cabeça. Por exemplo, uma pessoa pode se sentir humilhada ao ver uma foto sua fazendo caretas postada no Orkut. Há também casos de pessoas que dificilmente gostam das fotos em que aparecem e ficam realmente irritadas quando fotos suas são postadas sem seu consentimento.

Onde postar

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você pode postá-las no Orkut, Facebook, Twitter, Flickr, Fotolog ou qualquer outro site. Porém, preste atenção ao “público-alvo” deles.

No Orkut você deve escolher qual o alcance de suas fotos e abusar do compartilhamento com pessoas específicas. Caso as fotos sejam normais (roupa comportada e sorriso no rosto), não há problema que todos a vejam. Por outro lado, fotos de uma festa deveriam ser compartilhadas somente com pessoas próximas e com quem aparece nas imagens, assim como álbuns de fotos artísticas (pois não são todos que ligam para a arte existente num poste iluminado).

O mesmo vale para o Facebook, porém no Twitter a história é diferente. Nele, uma foto postada circula rapidamente e alcança várias pessoas desconhecidas, algo que pode comprometer a sua imagem (dependendo do conteúdo da foto). Portanto, escolha bem o que postar e pergunte para quem aparece nelas se você pode fazê-lo.

Em serviços como Fotolog e Flickr você tem maior liberdade artística. Muitas pessoas utilizam o Fotolog como um blog e postam fotos relacionadas àquilo escrito, ou simplesmente colocam suas melhores fotos.

Já o Flickr tem uma liberdade maior, com uma tendência forte para fotos bonitas, com efeitos e/ou bem tiradas. Apesar disso, também é possível colocar fotos de família e afins, mas sempre tendo em mente quem vê tais fotos.

Pessoas na balada

Quais fotos postar

Dependendo de onde você posta, as fotos escolhidas são diferentes. No entanto, também é preciso ter em mente quem as vê. Fotos de uma reunião de família onde todos estão brincando e se divertindo podem agradar a quem esteve na festividade. Porém, seus amigos podem não ter o mesmo interesse.

Fotos contendo expressões faciais estranhas, situações comprometedoras e cenas constrangedoras devem ser escolhidas com cuidado. Você pode achar que a brincadeira é muito engraçada e que todos vão gostar, mas pode “quebrar a cara” e perder amizades por não perceber que aquela foto poderia humilhar alguém.

Qual a melhor quantidade

Não importa o quão bela uma paisagem seja: após vê-la em centenas de fotos ela deixa de ser interessante. O mesmo acontece com poses, pessoas e expressões faciais. Não importa se as fotos são engraçadas ou bonitas: caso sejam muito parecidas umas com as outras, quem vê seu álbum perde o interesse imediatamente. Por exemplo, uma foto com as mesmas duas pessoas, na mesma posição e com mesma expressão, porém em lugares diferentes, não é nada interessante.

Paisagem

Portanto, se você tirou 200 fotos numa viagem, mas somente poucas delas ficaram boas ou diferentes das outras, vale mais a pena postar quarenta do que todas elas. Dessa forma você garante mais comentários.

Qualidade e detalhes despercebidos

De que adianta colocar uma foto em seu álbum se não é possível ver nada (seja por causa da qualidade ruim ou da pouca iluminação)? Portanto, nada de fotos de celular. Exceto aquelas onde você é capaz de identificar rostos diferentes.

Outra coisa importante antes de colocar uma foto na internet é olhar cada canto dela em busca de surpresas. Por exemplo, ao usar um editor de imagens e aplicar zoom em todas as regiões desimportantes da foto, você pode se deparar com cenas com que você não gostaria de estar associado: uma pessoa levando um tiro, outra quase sendo atropelada no instante do flash, etc. Ou seja, olhe o que existe além da foto, principalmente naquelas tiradas em eventos.

Cuidados no futuro

Diversos aparelhos estão sendo transformados em “tudo em um”. No futuro, provavelmente as máquinas fotográficas terão acesso à internet e noção de sua localização geográfica.

Logo, você poderá facilmente tirar uma foto e enviá-la automaticamente para um álbum no Orkut e receber comentários 10 segundos após o flash. Inclusive, algum como este: “estou bem perto de você, espere 5 minutos e tiraremos fotos juntos!”.Constrangedor

As quatro regras de ouro

  1. Decida quem você quer que veja suas fotos (Família? Amigos? Colegas de trabalho?);
  2. Defina onde postá-las (poucas ou muitas pessoas as verão?);
  3. Escolha as melhores imagens e mais diferentes entre si (os melhores perfumes estão nos menores frascos!);
  4. Antes de enviar fotos comprometedoras, pergunte para quem aparece nelas se você pode fazê-lo sem problemas (prefira perder a piada à amizade!).

Na verdade, o que mais vale é o bom senso. Se você sempre pensar em todos os cenários possíveis em relação à reação das pessoas envolvidas nas fotos, você pode facilmente decidir por não publicar a foto em que seu amigo aparece vomitando, por exemplo.

Portanto, para evitar problemas, para você e para os outros, sempre pense um pouco antes de clicar em “Enviar”. Além disso, sempre evite publicar qualquer foto ou vídeo enquanto alcoolizado: espere o dia seguinte para poder tomar uma decisão acertada, mesmo quando for uma foto em que somente você aparece!

Gostaria de acrescentar alguma sugestão? Não concorda com as afirmações deste artigo? Deixe seu comentário!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.