Poucas vezes um programa de computador ficou tão famoso que entrou para a cultura de massa. O que muitas dizem quando aquela celebridade exibe o corpo perfeito na capa de uma revista? "Com Photoshop, até eu!".

Pois é, o mundo não pode mais prescindir do software da Adobe, que faz 25 anos, mas houve um tempo em que não havia nada disso, e nem por isso não se fazia edição de fotografia.

Para celebrar esse marco do Photoshop, o site de treinamento Lynda.com publicou uma matéria especial, e uma das seções é exatamente um retrospecto do programa, que mostra como ele mudou a maneira de fazer jornais e revistas.

Artesanal

Um dos vídeos mostra o fotógrafo Konrad Eek manipulando fotografias à moda antiga: com equipamentos analógicos em um quarto escuro. É claro que não dá para fazer as mágicas do Photoshop, mas são fascinantes os métodos usados.

Para fazer um "dodge", por exemplo, ele pega um objeto e obstrui a luz da reveladora, fazendo com que uma parte fique subexposta. Para fazer o "burn" é o contrário: com as mãos ou recortando uma placa (a "máscara" é feita com caneta e tesoura), o fotógrafo expõe por tempo mais prolongado a parte que ele quer deixar mais escura. O resultado é fantástico.

Se você tem interesse por fotografia, não deixe de ver o vídeo no começo desta notícia.

Cupons de desconto TecMundo: