Dicas do XP: redimensione imagens sem nenhuma complicação

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do XP: redimensione imagens sem nenhuma complicação

Editores de imagem pesam, normalmente exigem algum tipo de experiência e usuários que estão começando a descobrir o mundo mágico da edição ainda não estão preparados para listas de filtros, paletas elaboradas e uma série de gráficos e outros recursos que editores como Adobe Photoshop, GIMP e Paint.NET possuem.

O seu Windows XP possui um editor de imagens simples porém, tão eficiente quanto qualquer outro. O Microsoft Office Picture Manager pode quebrar bons galhos quando o assunto é fazer pequenos ajustes e regulagens de cor, contraste, brilho e algumas outras tais como a remoção de olhos vermelhos nas fotos. Além disso, é possível redimensionar fotos e uma série de outros recursos bastante úteis.

Redimensione suas imagens sem qualquer problema!

Para isso, você pode usar atalhos muito interessantes para encontrar o programa. Experimente clicar com o botão direito sobre qualquer imagem que você deseje editar. Procure a opção “Abrir como...” no menu de contexto e pouse o mouse sobre ela. Um menu em cascata irá ser aberto. Selecione o programa “Microsoft Office Picture Manager”. Se esta for a primeira vez em que você está usando o programa, deverá localizar a pasta e as imagens que você deseja editar.

Edite com o Picture Manager!

Depois de ter a foto aberta, clique em “Editar imagens”. Uma barra de ferramentas aparecerá no lado direito da sua janela. Ali você pode fazer qualquer edição relacionada a cor, brilho, contraste, remoção de olhos vermelhos e inclusive redimensionamentos e compactação de imagens.

Clique em EDITAR IMAGEM para redimensioná-las!

Redimensionando com o Picture Manager

Ao observar a opção “Redimensionar” no menu ao lado direito, clique sobre esta opção. A barra mudará e as configurações para o redimensionamento de imagem serão ativadas para que você as altere da maneira que achar melhor. Quando terminar a edição desta parte, clique em OK e prossiga. Depois, basta salvar o novo arquivo – de preferência com outro nome – e seguir trabalhando normalmente.

Escolha a opção para redimensionar suas imagens!Determine o tamanho e siga em frente!


Redimensionar em três cliques

Uma alternativa ao Microsoft Office Picture Manager é o PowerToys que a própria Microsoft disponibiliza no seu site para download. Você pode encontrar o Image Resizer (integrante do pacote PowerToys) no Baixaki. Clique aqui para ser redirecionado. Depois de baixar o software e instalá-lo, basta seguir os três passos abaixo:

  1. Clique com o botão direito sobre a imagem
  2. Clique em “Resize image”
  3. Selecione o tamanho desejado e clique em OK

Use o PowerToys para redimensionar imagens
Escolha o tamanho e finalize o assunto!

Pronto! Sua imagem já foi redimensionada! Bastante fácil, não? Então para quê ficar sofrendo tentando aprender na marra um software complicado? Se você ainda não tem experiência com edição de imagens, recomenda-se que vá com calma e aprenda com tutoriais e dicas; afinal acidentes podem acontecer e aquela linda foto pode se perder para sempre!

Fique ligado para mais tutoriais do Baixaki!

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.