(Fonte da imagem: Curiosidades na Net)

Em 2009, um grupo de deputados franceses apresentaram um projeto de lei para obrigar fotos retocadas digitalmente a usarem um aviso sobre a modificação. O objetivo deles era lutar contra a imposição de estereótipos de beleza por parte da imprensa e publicidade, que estava induzindo muitas pessoas a bulimia e anorexia.

O assunto, bastante polêmico, levou o professor de computação do Dartmouth College e especialista forense Hany Farid, a criar um software disponível como plugin do Photoshop, que analisa imagens, classificando-as numa escala de 1 a 5, após medir seu grau de manipulação digital.

Segundo Farid, sua ideia não é demonizar o Photoshop, mas expor a verdade aos consumidores, que tem o direito de saber a verdade sobre os retoques. De acordo com a ONG Change.org, 80% das mulheres se sentem mal após ver um anúncio com modelos lindas, mas geralmente, retocadas pelas ferramentas do programa, só nos Estados Unidos.

Fake detector

O algorítimo criado por Farid confere notas de 1 a 5 ao nível de manipulação digital das fotos e as classifica com tarjas coloridas:

  • Tarja branca – Imagens levemente corrigidas na luminosidade, ou que possuem ajustes leves de imperfeições;
  • Tarja amarela – identificam as correções de manchas na pele, olheiras, rugas finas no canto dos lábios e olhos;
  • Tarja laranja – Alisamento de rugas profundas, mexidas nas imperfeições graves da pele, modificações sutis de anatomia;
  • Tarja vermelha – Modificações na anatomia e rejuvenescimento radical;
  • Tarja preta – Falsificação de anatomia, enxertos, recauchutagem pesada;

Agora é com você!

O site AntesyDespues organizou uma seleção de imagens mostrando o antes e o depois da aplicação dos recursos do Photoshop em artistas e celebridades. Como você acha que as imagens seriam classificadas, de acordo com o algoritmo criado por Farid?

Charlize Theron


Gloria Estefan


Owen Wilson


Tyra Banks

Ampliar
Carlos Tevez 


Brooke Shield


Fergie


Kim Cattrall


Pamela Anderson


Amanda Holden


Lionel Messi


Naomi Watts


Sigourney Weaver 


Lindsay Lohan


Madonna


Amy Winehouse 


Cristina Kirchner


Mirtha Legrand 


Ronaldinho


Sarah Jessica Parker

Cupons de desconto TecMundo: