Todos os usuários necessitam de uma ferramenta para proteger seus computadores contra vírus e todo o tipo de ameaça proveniente da internet. O AVG Anti-Virus Free é uma das melhores opções em se tratando de antivírus. Aqui, você vai aprender algumas dicas de configuração e uso desta ferramenta poderosa, para garantir a integridade de seu sistema.

Instalando o AVG

Depois de executar o arquivo de instalação do AVG, o primeiro passo é escolher o tipo de instalação para o programa.

A opção “Standard Instalation” refere-se à alternativa padrão para instalação, enquanto a opção “Custom Instalation” refere-se à opção personalizada. O recomendado é escolher a primeira opção, para garantir uma instalação completa. Clique em “Next” para prosseguir.

Na seqüência, você pode personalizar seu antivírus, digitando seu nome e visualizando a sua chave de licença. Feito isto, clique em “Next” para continuar.

O programa vai processar as informações e dará continuidade na instalação.

Ao final do processo, você poderá verificar esta tela, referente à finalização do processo. Depois, basta clicar no botão “OK”.

Iniciando as configurações

Logo na seqüência, pode-se visualizar a tela com o texto, indicando que o AVG foi instalado com sucesso. Clique em “Next” para dar continuidade.

VERIFICAR ATUALIZAÇÕES

O AVG oferece aos usuários duas modalidades para se verificar as atualizações de versões e bancos de dados do antivírus. Clique na opção “Check for Uptades” para abrir o painel com as opções.

Você pode marcar a opção “Do not ask for the uptade source next time” para que esta janela de opções não seja aberta em outros momentos. Agora é o momento da sua escolha: pesquisas na internet ou pesquisas em pastas específicas

1. Esta é a opção que vai trazer maior comodidade ao usuário, visto que o próprio programa localiza as atualizações, ou seja, ele mesmo detecta o que sai de novo referente aos bancos de dado de vírus, baixando e instalando tudo sozinho, sem a intermediação do usuário.

2. Ao clicar em “Folder”, você pode optar por procurar as atualizações em uma pasta salva em seu computador. Se escolher esta alternativa, você deverá sempre pesquisar as atualizações em sites da internet, baixá-las para esta pasta específica e o antivírus se encarrega de localizá-las em seu computador.

O recomendado é que você faça com que estas atualizações pela internet, para assegurar que todas as novidades de vírus sejam automaticamente baixadas para o AVG. Esta verificação por atualizações ocorre diariamente, ou seja, a partir da primeira vez que você liga o seu computador o AVG procura por estas atualizações, baixando e instalando tudo sozinho. Clicando no botão Internet, o programa já pode fazer a primeira verificação.

INSTRUÇÕES PARA AS ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS

Assim que você clica no botão Internet (recomendado), abre a seguinte tela:

Você pode definir a prioridade do nível de escaneamento, em outras palavras: você define o nível de uso do seu processador para fazer este escaneamento. Por padrão, e recomendado, a opção “Low Priority” é marcada, utilizando menos recursos de seu processador. Entretanto, o escaneamento é mais demorado.

Se escolher a opção “High Priority” o escaneamento é mais rápido, podendo levar até duas horas por dia. Mas alertamos: se escolher esta opção nestas duas horas (aproximadamente) em que o antivírus procura as atualizações, seu computador fica praticamente impossível de usar. Sendo assim, como sugestão, não a marque!

Você também pode marcar a opção “Enable Scheduled Daily scan (recommended)” referente ao escaneamento diário, ou seja, todos os dias o AVG irá verificar se seu sistema foi infectado por algum vírus. Esta é uma opção para os usuários que baixam diariamente arquivos da internet e, assim, correm um risco maior de serem infectados.

Fica a seu critério esta opção, optando pelo escaneamento diário (marcando a opção) ou realizando o escaneamento somente quando achar necessário (desmarcando a opção). Clique em “Next” para dar continuidade.

Procurando e eliminando vírus

A tela inicial do AVG oferece as opções para você iniciar o processo de verificação, a qualquer momento, de seu computador. A seguir, você poderá saber maiores detalhes sobre cada uma das alternativas.

1. Scan Computer — Esta modalidade vai fazer o escaneamento completo de todos os arquivos se seu computador, analisando cada um deles e descobrindo a presença de vírus ou ameaças que possam prejudicar seu sistema. É possível acompanhar o número de objetos já verificados, bem como os diretórios em que eles estão salvos.

Se nenhum vírus for encontrado, você vai visualizar a tela seguinte.

Também é possível visualizar o resultado dos testes, identificando o horário de início e finalização do processo, um sumário com os objetos analisados, os infectados e eliminados.

2. Scan Selected Areas Você desconfia que algum arquivo ou pasta esteja infectado em seu computador? Para não ter que fazer todo o processo completo de escaneamento, você pode escolher esta modalidade. Ela vai fazer a verificação de arquivos específicos salvos em seu computador.

Assim, você procura uma pasta específica e o AVG vai analisar o conteúdo dela, detectado vírus e ameaças que possam estar presentes.

3. Check for Updates Para quem não optou pelas atualizações automáticas, esta opção deve ser usada todos os dias, pois fará a localização de atualizações de bancos de dados de vírus e versões do antivírus.

Arquivos infectados, e agora?

Se você baixar um programa ou qualquer arquivo que esteja infectado por vírus, instantaneamente o AVG vai localizá-lo. Neste momento, uma tela é apresentada, alertando-lhe que a ameaça foi localizada.

Mas fique tranqüilo que nada vai prejudicar seu computador. Quando uma pessoa fica doente, ela necessita de uma medicação para ser curada, e com seu computador não é muito diferente. Assim que um vírus é identificado, você pode clicar no botão “Heal” para tratar o seu PC.

Fazendo isto, o objeto infectado é curado e o arquivo é eliminado de seu computador. Uma caixa pequena vai aparecer na tela para você confirmar isto, apenas clique em “OK”. Vale lembrar que nem sempre isto pode ser feito, dependendo da complexidade do vírus.

ARQUIVOS EM QUARENTENA

A opção “Move to Vault” vai mover o arquivo para quarentena. A quarentena nada mais é do que um processo que irá isolar o arquivo ou pasta infectada por quarenta dias.

Assim, neste período, não é possível abrir ou enviar nenhum arquivo para esta região isolada. Isto é necessário caso o vírus seja muito poderoso, visto que com o passar do tempo (ficando isolado), ele não poderá se desenvolver e ao fim da quarentena o antivírus pode eliminá-lo.

O AVG é um antivírus poderoso e não vai deixar praticamente nada escapar. Com ele, você pode navegar na internet despreocupadamente, garantindo a integridade de seu sistema. E vale ressaltar: é importante que você tenha somente UM antivírus instalado em seu computador. Duas ou mais versões podem gerar algum tipo de conflito, danificando o sistema de seu computador.

Cupons de desconto TecMundo: