Segure o Clique!

1 min de leitura
Imagem de: Segure o Clique!

Quando o assunto é internet, não basta contar com um bom antivírus, o melhor a ser feito é contar com uma boa dose de cautela. Mas entre tantos links em e-mails, recados e mensagens chegando para nós o tempo todo, como saber onde clicar o seu mouse sem acabar se metendo em uma fria? As dicas para evitá-los são simples, mas nunca é demais reforçar o procedimento para se evitar um vírus em script.

Segure o Dedo!

Serviços de e-mail e redes sociais como o Orkut exploram a curiosidade das pessoas a fim de aumentar o fluxo das conversas. Acontece que os injetores de vírus também se utilizam disto, e qualquer clique desnecessário pode ser fatal, pois os scripts podem estar escondidos em qualquer lugar. Além dos cuidados básicos que todo usuário de internet deve ter em sua máquina, a maneira mais eficaz de evitar a contaminação por scripts é literalmente segurar a vontade de clicar em tudo!

Seu computador não será afetado caso você leia a mensagem que surgiu na sua caixa de e-mails, o script escondido somente é executado através de um link disfarçado, ou algo parecido, que você mesmo executa. E acredite, atualmente a maior parte das infecções são causadas pelo clique indevido do próprio internauta! Vale lembrar que contar com um bom antivirus e outros procedimentos de segurança continua sendo essencial.

Como a mamãe já dizia...

Cuidado com o Clique!

  • Desconfie e evite sites duvidosos ou desconhecidos. Suas propagandas, baners, pop-ups, imagens, vídeos e links podem estar escondendo perigosos bandidos. Melhor é navegar em zonas seguras ou se informar antes quanto a procedência do endereço.
  • Em e-mails é muito comum que pessoas completamente desconhecidas lhe enviem mensagens. Mais uma vez todas as propagandas, notícias, imagens e vídeos devem ser evitados caso o remetente seja desconhecido, principalmente se o assunto parecer desconexo.
  • O caso do Orkut é ainda mais sério. Se no e-mail seu maior aliado é a procedência do remetente, no Orkut seus próprios contatos podem lhe “enviar” vírus escondidos em scripts. Qualquer mensagem genérica ou vaga demais com um link deve ser ignorada ou, na dúvida, antes de clicar peça informações ao seu colega a respeito do que você recebeu.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.