Na data de hoje, 10 de fevereiro de 2009, a INSAFE promove o Dia da Internet Segura, com o objetivo de estimular a utilização ética e segura da Internet — e também de outras tecnologias — por meio da realização de campanhas de divulgação, distribuição de recursos e de guias de boas práticas.

O evento, que aqui é de responsabilidade da SaferNet Brasil, conta ainda com o apoio do Ministério Público Federal e está sendo realizado em mais de sessenta países pelo mundo todo, sendo esta a estréia do Brasil.

Estão programadas também diversas atividades, das quais podem ser destacadas as gincanas voltadas ao público infantil, chats com especialistas, coletivas de imprensa e seminários a respeito do tema, contando inclusive com a presença de profissionais da Google.

A proposta central é a responsabilidade compartilhada entre Governo, educadores, ONGs, veículos de comunicação e outros órgãos referentes à proteção dos direitos dos cidadãos.

Faça a sua parte!

Todos, desde que providos da condição de acessar a rede, podem emitir suas opiniões e postar na internet. É justamente por isso que você deve agir adequadamente, estendendo sua condição de cidadão a este meio de comunicação.

Crimes e golpes são cada vez mais frequentes, explorando a ingenuidade e inexperiência dos usuários. Por esta razão você deve denunciá-los às autoridades sem medo, assim como abusos e outros conteúdos que venham a infringir leis e desrespeitar o direito alheio.

Para tirar todas as suas dúvidas a respeito de proteção e segurança, nós preparamos alguns tópicos com dicas e artigos mais específicos, de modo que o seu computador fique realmente blindado contra riscos!

Prevenção é a melhor solução

Os perigos da informática são reais, mas uma enorme parcela deles pode ser barrada com simples medidas que tornam a utilização cotidiana do computador muito mais safa. A adoção de uma senha forte — com combinações não óbvias de números e letras — e o cuidado na hora de abrir arquivos desconhecidos, passos descritos neste artigo especial para quem é novo com a informática, formam um ótimo início.

Segurança para todos

Com o volume de acesso aos sites da internet e da troca de informações, é vital que um antivírus esteja sempre instalado em nossos computadores e, acima de tudo, sempre atualizado com as últimas definições.
Assim você já se previne contra os famosos cavalos de tróia e outros malwares, capazes de roubarem seus dados e senhas. Esta é também a primeira etapa para evitar roubos virtuais e proteger seu patrimônio.

Proteja seu patrimônio!

Aqui mesmo no Baixaki é possível encontrar diversos deles, gratuitos e de qualidade ainda por cima. Se precisar de uma ajudinha para escolher, não deixe de conferir o artigo “Tenha mais segurança ao navegar pela internet”, que além de trazer dois dos melhores ainda mostra opções de Firewalls e anti-spywares, garantindo ainda mais segurança para sua máquina.

Agora, se você preza demais o desempenho do seu computador e teme instalar até mesmo as alternativas mais leves como o AVG e o Avira, dê uma lida neste guia de antivírus online. Basta escolher um deles e rodá-lo diretamente de seu navegador. Ninguém tem desculpas para não se prevenir.

Fugindo dos golpes

Infelizmente, apenas programas não podem salvá-lo de golpes e farsas que circulam livremente pela internet. É necessário bom senso e principalmente um pouco de conhecimento na hora de realizar compras e outras transações virtuais, principalmente para discernir quem é sério de quem é apenas golpista.

Buscar informações no próprio Google a respeito da loja e entrar em contato por telefone a respeito de procedência e garantia são outras dicas que você encontrará nos artigos “Compre pela Internet com segurança neste fim de ano!” e “Evite cair em fraudes ao comprar pela Internet”.

É importante que você lembre também que as empresas das quais você é cliente (sejam elas lojas, bancos, desenvolvedoras de programas ou de outros tipo) jamais enviarão e-mail para você requisitando sua senha. Caso você receba algo do tipo, ignore ou entre em contato com a empresa, de modo a averiguar o que está acontecendo e reportar o golpe às autoridades.

Proteção nunca é demais

Para aqueles que ainda temem sempre estar em sites falsos (phishing), principalmente de bancos, aí vai uma dica: insira seus dados de conta e de agência e, quando solicitada a senha, digite uma qualquer, diferente da sua.

Se ela for aceita feche imediatamente seu navegador, pois se trata de um site falso (ou vírus) coletando suas informações. Agora, se a sua página não se abrir e a senha for negada, fique tranquilo e insira sua senha correta.

Aqui você encontrará muitas outras dicas valiosas para navegar com segurança, principalmente na hora de acessar a sua conta de banco pela rede.

Orkuteiros de plantão

Este serviço de socialização é a sensação no Brasil e atualmente conta com milhões de usuários, de crianças a idosos, sendo os adolescentes os principais frequentadores. Sem sombra de dúvidas, ele permite uma comunicação muito mais direta e rápida entre as pessoas, sem qualquer custo.

Entretanto, é importante que você tenha consciência ao postar suas informações em um perfil e principalmente ao combinar encontros por recados. Pelas configurações padrão do serviço, todas as pessoas podem visualizar esta página e, consequentemente, interceptá-lo em atividades cotidianas para a tentativa de assaltos ou até mesmo sequestros.

É como se sua vida estivesse exposta em forma de diário para todos os que quisessem vê-la. Justamente por esta razão que o Baixaki preparou um artigo especial para os baixinhos, explicando passo por passo como eles podem fazer para não se exporem.

Seguindo as dicas colocadas neste artigo, você já estará praticamente pronto para encarar de frente o dia a dia virtual.

Ao participar neste meio (seja por meio de blogs, sites, páginas pessoais ou até mesmo comentários), lembre-se de que tudo o que você coloca é visualizado por milhares — se não milhões — de pessoas diariamente. Tenha sempre consciência e responsabilidade.

Com a ajuda de todos, a Internet tem tudo para se tornar um meio confiável, acessível e amplo de comunicação.

Cupons de desconto TecMundo: