Vendas de phablets devem superar as de notebooks ainda em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Vendas de phablets devem superar as de notebooks ainda em 2014
Imagem: Samsung

Os smartphones estão ficando cada vez maiores e os top de linha de hoje estão muito próximos do que conhecemos atualmente como “phablets”. Apesar disso, acredita-se que, mesmo com o crescimento em tamanho de tela dos telefones inteligentes, os phablets devem ganhar um bom fôlego nos próximos anos, deixando inclusive notebooks e tablets para trás em número de vendas em todo o mundo.

Hoje, inclusive, a líder global nessa categoria lançou dois novos aparelhos para 2014, o Note 4 e o Note Edge. Esse último, na verdade, ainda traz uma novidade interessante. Uma parte lateral da tela é curva e deve auxiliar em algumas tarefas para que o usuário tenha mais espaço na área principal, a plana, sem de fato ter um aparelho muito maior. Com isso, é possível que a categoria dos phablets fique ainda mais atraente e, de acordo com o IDC, até o fim de 2014, quase 175 milhões de aparelhos desse tipo serão vendidos.

O número é uma projeção para o fim de dezembro deste ano, mas a taxa de crescimento esperada é ainda mais incrível. O instituto calcula que em 2014 a categoria crescerá 209,6%. Até o fim de 2015, a expectativa é de que 318 milhões de phablets cheguem ao mercado e, portanto, superem também a venda de tablets.

Essa segunda vitória deve ser causada também pelo fato de tablets com telas menores, entre 7’’ e 8’’,  estarem registrando vendas cada vez menores. O IDC acredita ainda que isso é influência dos phablets, que estão mais próximos desses aparelhos em tamanho de tela.

Smartphones ainda reinarão

O que não deve acontecer tão cedo é a categoria dos smartphones ser ultrapassada pela dos phablets em vendas mundialmente. Isso porque esses aparelhos são indiscutivelmente os dispositivos computacionais principais da maioria dos usuários.

É interessante notar que todos esses dados são apenas projeções do IDC e não devem ser entendidos como verdade absoluta. De qualquer forma, eles são um bom retrato do mercado de eletrônicos da atualidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.