Cientistas criaram sistema capaz de absorver 99,7% de todos os sons

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criaram sistema capaz de absorver 99,7% de todos os sons

A maioria das tecnologias na área de cancelamento acústico utiliza diversos materiais para absorver apenas uma pequena amplitude de frequências. Logo, seria preciso combinar esses diferentes materiais em um composto para que houvesse uma absorção sonora maior. Isso é um processo muito trabalhoso, além de continuar tendo diversas limitações, pois certas frequências não absorvidas continuariam “vazando”.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong criou um sistema de abafamento acústico que muda completamente isso, pois pode cancelar cerca de 99,7% de todos os sons que o atingem. Para isso, foram utilizados dois ressonadores combinados em uma única camada de material e projetados de forma que vibrassem naturalmente em qualquer frequência com que tivessem contato.

Todo objeto possui uma vibração natural, que é mais conhecida como frequência. O primeiro ressonador é capaz de captar essa frequência e vibrar de forma idêntica, fazendo com que o som se dissipe no processo. No entanto, quando absorve sons em níveis extremamente baixos, o próprio ressonador os espalha através de sua própria vibração natural.

É nessa hora que entra em ação o segundo ressonador, calibrado para captar especificamente a frequência do primeiro, cancelando qualquer som que ele emita. Os dois juntos são os responsáveis pelo cancelamento de praticamente qualquer onda acústica que se choque com o sistema, não importando qual a intensidade do volume. Apenas algumas frequências muito específicas são capazes de atravessar os ressonadores sem que sejam canceladas durante o processo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.