"Diga-me qual smartphone você usa e eu te direi quem és". Foi mais ou menos com esse pensamento que um grupo de pesquisadores da Battery Ventures realizou uma pesquisa com o objetivo de definir o perfil dos usuários de smartphones com iOS e Android. Os resultados a que eles chegaram são surpreendentes e, no mínimo, polêmicos.

De acordo com Jonathan Sills, responsável pelo estudo, usuários de iPhone costumam praticar ioga e tomar vinho com maior frequência. Enquanto isso, aqueles que possuem um smartphone com Android tendem a andar mais de ônibus, comer no McDonald’s, além de terem mais tendência a serem fumantes ou religiosos.

Bera e busão versus vinho e ostentação

Outras características apontadas pelo estudo incluem o fato de que os donos de iPhone pensam em comprar ações, enquanto os proprietários de um Android preferem tomar uma cerveja. A pesquisa coloca esses dados em linhas gerais, sem distinção de classe social. Quando isso é feito, segundo Sills, as diferenças diminuem.

Pelo fato de existirem modelos com Android a preços mais acessíveis, parece óbvio que os membros de classes sociais mais baixas tenham menos acesso a atividades e recursos mais dispendiosos. Entretanto, para apimentar mais o estudo, Jonatham diz que o seu grupo chegou a outra conclusão: tanto os usuários de iPhone quanto os de Android têm vontade de comprar uma casa própria e uma arma.

Você acredita que o smartphone utilizado por uma pessoa pode servir como fator determinante para definir as características da sua personalidade?

Cupons de desconto TecMundo: