Iniciativa oferece laboratórios de testes para designers e desenvolvedores

1 min de leitura
Imagem de: Iniciativa oferece laboratórios de testes para designers e desenvolvedores

(Fonte da imagem: Reprodução/DeviceLab)

Com a expansão de diferentes tipos de dispositivos tecnológicos, principalmente os móveis, além da diversidade de browsers e sistemas operacionais, designers e desenvolvedores têm enfrentado o desafio de criar aplicativos e sites que funcionem bem em todos os meios. Foi pensando nisso que surgiu o Open Device Lab, um projeto mundial que incentiva a abertura de laboratórios de testes, para que esses profissionais possam utilizá-los de forma gratuita em horários determinados.

A iniciativa já conta com 36 laboratórios distribuídos em 17 países, e tem como principais objetivos ajudar pessoas a encontrarem o Open Device Lab certo para o trabalho a ser desenvolvido, explicar e tornar mais visível o movimento e atrair contribuintes, patrocinadores e doações para os ODLs.

“Fico muito contente ao ver um movimento comunitário dar a volta ao mundo, e o OpenDeviceLab.com está feliz por ajudar a comunicar a disponibilidade dos primeiros ODLs latino-americanos no Chile e Brasil. Esses laboratórios e seus fundadores são incríveis", ressalta Andre Jay Meissner, do LabUp! e cofundador do Open Device Lab.

Iniciativa mundial chega ao Brasil

No Brasil, a iniciativa conta com um único integrante, o deviceLab, o primeiro laboratório de testes de dispositivos com ambiente controlado do país. Localizado no Rio de Janeiro (RJ), o espaço está equipado com os principais tablets e smartphones presentes no mercado, inclusive os recém-lançados iPhone 5 e o iPad mini, além de máquinas virtuais que operam diferentes sistemas e navegadores.

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte desse grupo. Sabemos como é complicado realizar testes em diferentes ambientes, sistemas e dispositivos. Por isso, trabalhamos para oferecer um laboratório completo, com toda a infraestrutura necessária para auxiliar e fomentar o desenvolvimento do design responsivo no Brasil”, diz Leandro Ginane, fundador da deviceLab, unidade de negócios do Grupo Ginane. Para utilizar o laboratório, é necessário enviar um email para contato@devicelab.com.br.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.