(Fonte da imagem: ThinkStock)

Não adianta: você pode até tentar ser uma pessoa honesta, mas esconder a verdade é apenas uma questão de tempo. Ao menos é essa a conclusão de um estudo publicado em 2002 pela Universidade de Massachusetts, que afirma que 60% das pessoas não conseguem manter uma conversa de 10 minutos sem soltar uma mentira.

De acordo com o Mentalfloss, na pesquisa, vários participantes até conseguiram estourar o limite de tempo só falando a verdade, mas a média final foi de três mentiras nos 10 minutos de conversa. Outra característica curiosa notada pelo estudo é a negação: todos que não passaram no teste afirmaram que foram honestos – e se surpreenderam quando assistiram aos vídeos com as entrevistas e foram pegos no flagra.

Já de acordo com o estudo “The Day America Told The Truth”, os pais são os principais alvos das mentiras (86%), seguidos por amigos (75%), irmãos (73%) e cônjuges (69%). Mas o mais curioso é o tema das lorotas, segundo outra pesquisa: esconder a verdade está sempre relacionado a pequenas coisas do cotidiano, mas uma delas apareceu em excesso: 30% das pessoas mentia que havia assistido ao filme “O Poderoso Chefão” apenas para não passar vergonha em rodas de conversa.

O problema é quando o assunto é importante, como mentir no currículo (40%) ou mudar características em seu perfil para conseguir um par em sites de relacionamento via internet (90%) – o que pode causar surpresas bem desagradáveis na hora do encontro.

Fonte: Mentalfloss

Cupons de desconto TecMundo: