Conheça o Kingston DataTraveler HyperX Predator

4 min de leitura
Imagem de: Conheça o Kingston DataTraveler HyperX Predator

O pendrive (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Os pendrives certamente são dispositivos muito úteis, especialmente para quem precisa constantemente trocar dados entre computadores. Isso porque eles representam uma mídia mais confiável que os CDs e DVDs, pois o risco de serem danificados é menor do que ocorre com esse tipo de disco. Além disso, o sistema para transferir dados do PC para um dispositivo de armazenamento USB não requer um software especial e não tem qualquer tipo de segredo.

Porém, em tempos modernos, precisamos constantemente de mais espaço para armazenar os nossos arquivos, o que faz com que muitos substituam um pendrive por um HD externo, mesmo que este seja um pouco menos portátil. No entanto, a Kingston está tentando mudar esse conceito lançando dispositivos com mais capacidade.

O Kingston DataTraveler HyperX Predator possui dois modelos, um com 512 GB e outro com nada menos do que 1 TB de espaço. Isso sem aumentar muito o tamanho com relação a um pendrive “normal”, além de adicionar uma carcaça com um potencial para aumentar muito a resistência do produto contra impactos. Quer saber mais sobre o aparelho? Abaixo montamos um pequeno artigo para detalhar melhor as suas características.

Embalagem e itens extras

O pendrive vem em uma embalagem de metal muito elegante, identificando as especificações do produto na tampa. O pacote acompanha um cabo extensor USB 3.0, ideal para você fazer a conexão em portas USB que não possuam muito espaço à sua volta ou evitando que você deixe o dispositivo “pendurado” no seu PC ou Mac, fazendo com que ele possa ficar sobre a mesa, por exemplo.

Produto na caixa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, a Kingston também adicionou um chaveiro personalizado ao kit, com o mesmo padrão de acabamento do pendrive.

Conheça o Kingston DataTraveler HyperX Predator

Como já mencionado, o Data Traveler HyperX Predator conta com dois modelos, sendo um deles com 512 GB e o outro com 1 TB. Ambos são revestidos por uma carcaça de liga de zinco com uma extremidade “móvel”, servindo para proteger o conector USB, de forma a evitar que ele receba danos enquanto não estiver ligado a outro dispositivo.

No corpo do pendrive você pode conferir o espaço de armazenamento, além de ele possuir um LED que emite uma luz quando está em funcionamento. Na parte “traseira” do dispositivo há um encaixe que serve para você prender o chaveiro que acompanha o conjunto, caso você queira transportá-lo por meio desse “equipamento”.

Modelo de 512 GB (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O acabamento é muito bem feito, deixando o Kingston DataTraveler HyperX Predator com uma aparência arrojada apesar da “robustez” da carcaça do produto. O único detalhe que poderia ser considerado um problema nesse quesito seria o espaço ocupado para conectá-lo ao computador. No entanto, como ele acompanhar um cabo extensor, tal característica é facilmente contornada.

Especificações técnicas e preço

O aparelho pesa pouco mais de 45 gramas e possui como dimensões 72 x 27 x 21 mm, o que faz com que ele seja facilmente transportado. Ele está equipado com tecnologia USB 3.0 (certificada pela SuperSpeed), mas conta normalmente com suporte para ser utilizado com aparelhos que possuam portas USB 2.0.

A velocidade do pendrive para a leitura e a gravação de arquivos também é impressionante, atingindo 240 MB/s e 160MB/s, respectivamente (quando operando em conjunto com uma porta USB 3.0). Dessa forma, o produto não deve ocupar mais do que alguns segundos para fazer a transferência de arquivos de até 2 GB, e o processo deve ser relativamente rápido mesmo para aqueles de tamanho realmente grande.

No detalhe: conector USB (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No entanto, o preço do pendrive não está muito atrativo. Mesmo em promoção na Amazon, o produto está custando US$ 627,74 na versão de 512 GB ou US$ 1.325,85 para a de 1 TB (que no momento não está disponível). O Kingston DataTraveler HyperX Predator também pode ser adquirido na loja da Kingston.

A Kingston oferece cinco anos de garantia para o pendrive, além de suporte técnico gratuito. O produto é compatível para uso com o Windows XP (SP3) ou superior, Mac OS X 10.6 e superiores e Linux a partir da versão 2.6.

Vale a pena?

O Kingston DataTraveler HyperX Predator certamente é um produto muito interessante por várias das suas características, começando pelo tamanho. O fato de ele contar com tecnologia USB 3.0 e ter um ótimo desempenho com relação à leitura e à gravação de arquivos também são pontos de destaque para o pendrive.

No entanto, um ponto que pode não agradar a muitos consumidores está no fato de ele possuir uma carcaça que o deixa “largo”. Ou seja, enquanto o pendrive pode ser carregado facilmente em uma mochila ou outra bolsa, alguns podem considerar pouco confortável para colocá-lo no bolso.

Robusto, mas elegante (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Porém, por outro lado, essa proteção torna o item robusto e mais resistente, inclusive adicionando uma proteção mais eficiente para o conector USB. Entretanto, o preço altíssimo certamente representa um empecilho escolher entre ele e um modelo mais simples. Com o valor do pendrive, você pode adquirir um HD para o seu computador, um HD externo ou até mesmo um modelo SSD.

Além disso, estamos considerando a faixa de valor no mercado norte-americano e vale lembrar que ele deve chegar com um preço ainda mais salgado ao Brasil. Por isso, embora o pendrive possua vários pontos positivos, certamente esse é um ponto negativo considerável, ainda mais se você levar em conta que, no futuro, provavelmente esses diferenciais venham a se tornar características comuns.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.