Alternativas para fazer um backup sem um HD externo ou porta USB

2 min de leitura
Imagem de: Alternativas para fazer um backup sem um HD externo ou porta USB

As portas USB surgiram como uma alternativa rápida para instalar e usar componentes externos em um computador com facilidade. Esta tecnologia permite o uso de vários periféricos através de uma interface única, melhorando o recurso de Plug and Play de qualquer computador.

Esta solução é tão prática e eficiente que quase todos os componentes externos modernos utilizam esta porta. E aí surge um problema: o que fazer nas situações em que não for possível utilizar uma porta USB? Se você quer fazer um backup de um computador que não tem esta opção, por exemplo? Confira quatro alternativas para sair dessa situação.

Se você tem facilidade com hardware, a melhor opção é adicionar uma placa com entradas USB.A primeira opção: quem tem facilidade com a manutenção de hardware pode facilmente instalar uma placa PCI com portas USB. Para isso, basta um slot PCI livre na placa-mãe. Pesquise por placas que ofereçam o maior número de entradas possível.

Não é necessário nenhum procedimento especial para instalar esta placa. Basta encaixá-la no slot cuidadosamente, certificando-se que ela está bem presa (geralmente as travas fazem um clique bem audível). A placa será reconhecida automaticamente ao ligar o computador e estará pronta para uso.

Se você não tem um slot livre na placa-mãe, mas tem uma conexão banda larga, pode utilizar serviços online e gratuitos para armazenamento e acesso a arquivos via transferência pela internet.

No Baixaki você encontra vários servidores que lhe oferecem espaço razoável para manter seus arquivos seguros (backup) ou para transferi-los sem nenhuma mídia física. Confira alguns deles:

O MediaFire tem limite de 100 MB para cada arquivo.MediaFire: este site lhe permite hospedar qualquer tipo de arquivo que dispensa a criação de registro para fazer uploads. No entanto, caso faça seu registro, você tem um disco virtual ilimitado (somente o arquivo individual é limitado a 100 MB). Neste disco você cria, organiza e move pastas.

Este serviço oferece mais espaço individual: 1 GB.MyBloop: o MyBloop oferece ainda mais espaço, uma vez que o arquivo individual armazenado pode ter até 1 GB. Se você armazena músicas, por exemplo, pode criar listas. Seus arquivos não são apagados pelo serviço e não há nenhum limite de downloads.

O Dropbox sincroniza o conteúdo de vários computadores.Dropbox: este serviço sincroniza arquivos de computadores diferentes com um espaço de 2 GB. Você usa este serviço tanto para acessar os arquivos armazenados quanto para compartilhá-los com outros.

Este serviço conta com um tocador próprio.SteekR: este serviço online e gratuito oferece 1 GB e opções de compartilhamento com quem você quiser. É possível armazenar qualquer tipo de arquivo – texto, imagem, vídeo, áudio e outros. Um diferencial deste serviço é a possibilidade de visualizar ou ouvir documentos multimídia armazenados através de um player especial.

Gravar um CD, DVD ou disco Blu-Ray também é opção.Se você não tem um slot disponível nem conexão banda larga, outra alternativa é usar um CD ou DVD para fazer seu backup. O problema é a limitação de tamanho: um CD oferece 700 MB de armazenamento; um DVD oferece 4.7 GB (9.4 GB no caso de DVD de dupla camada); um disco Blu-Ray oferece 25 GB (50 GB no caso de dupla camada).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.