Quem usa um pendrive ou qualquer outro dispositivo USB com freqüência sabe a importância de removê-lo corretamente do computador. Duas opções são muito comuns: clicar com o botão direito sobre o drive desejado e selecionar a opção “Ejetar” ou então clicar sobre o ícone “Remover Hardware com Segurança”, que é ativado quando um dispositivo USB é conectado ao seu computador e exibido na barra de sistema (a barra do relógio).

Porém, você pode adicionar ao menu de contexto de qualquer drive a opção “Remover Hardware com Segurança”, que abre uma janela que exibe todos os dispositivos ativos no computador. Basta selecionar o dispositivo desejado e desativá-lo para removê-lo com segurança.

Para isso, você pode criar uma nova chave no registro do Windows. Recomendamos que você não arrisque este procedimento caso não tenha conhecimento sobre como utilizar o registro do Windows.

Para abri-lo, acesse a opção “Executar” do menu Iniciar e digite “regedit”. Clique em "Ok".

O primeiro passo é executar o editor de registro do Windows.

Na janela que abrir, navegue até a subchave “HKEY_CLASSES_ROOT\Drive\shell”. Clique com o botão direito sobre ela e escolha a opção “Novo-Chave”.

Tenha atenção ao criar novas subchaves.

Dê o nome que você quiser a este comando, é o que vai aparecer no menu de contexto.

Clique sobre a subchave recém criada e novamente acesse a opção “Novo-Chave”. Agora, dê o nome de “command”. Com a subchave command selecionada, dê um duplo clique sobre o valor exibido na área à direita.

Dê um duplo clique sobre Padrão para editar.

No campo “Dados do valor”, copie o seguinte: “Rundll32 shell32.dll,Control_RunDLL HotPlug.dll”.

Basta copiar este código.

Clique em “Ok”, reinicie seu computador e utilize este recurso normalmente.

Cupons de desconto TecMundo: