Além de criar documentos no formato PDF, o Acrobat permite fazer algumas personalizações, para deixá-lo do seu jeito. Abaixo seguem algumas dicas de como inserir comentários, criptografar documentos, manter layout de uma página da internet e configurar impressão.

Adicionar comentários

Primeiramente posicione o mouse no local em que você deseja que a nota seja inserida. Então, na barra de tarefas do programa, selecione o botão “Comment” e “Add Sticky_Note”. Feito isto, será aberta tanto a miniatura quanto a parte para que a anotação seja feita e basta digitar o texto.

Estas notas podem ser ocultadas apenas ao formato de miniatura. Para apenas uma nota, basta clicar no botão semelhante ao “minimizar janelas” que ela será automaticamente recolhida, para várias notas, Entre em “Comment”, “Show comment & Moving Toolbar”. Uma nova barra será aberta e basta selecionar “Show” e “Hide all comments”.

 

Se os comentários excederem a borda da tela, basta entrar no menu “Edit”, “Preferences”, selecionar a opção “Commenting” e na lista exibida ao lado, desmarque a caixa de “Create New Pop-ups Aligned to the Edge of the Document”.

 

Adicionando segurança aos seus documentos

Você pode adicionar opções de criptografia ao seu documento no formato de PDF de forma simples e rápida. Basta utilizar o botão “Secure” da barra de ferramentas e selecionar se você deseja criptografar com senha ou certificado.

Feito isto será exibida uma tela na qual você deverá configurar uma senha (se for o caso, por exemplo) e as opções de o que será criptografado (todo o documento, somente os anexos, tudo exceto os metadados, etc.).

Mantendo o visual da Internet

Para montar um arquivo no formato PDF a partir de uma página da internet, mantendo a integridade do texto original, clique no botão “Create” e selecione “Pdf from web Page”. Então, será aberta uma janela para que você digite o site. Ainda nela, clique no botão “Settings” e em “File Type” selecione “HTML”. Então basta confirmar, voltar a janela anterior e selecionar o botão “Create”.

Configurar Impressão

Para configurar a impressão de forma que o resultado se pareça com o que você esperava (e não apenas limitado as configurações padrão), primeiramente abra a janela de impressão. Feito isto, no campo Nome selecione “Adobe PDF” e clique no botão “Propriedades”.

Então, será aberta uma janela na qual você deve entrar na guia “Adobe PDF Settings” e ao lado do campo no qual está marcado “Default Settings”, clique no botão “Edit”. Será aberta uma janela na qual você poderá escolher as opções conforme desejado.

Vale lembrar que este tutorial foi feito com base nas configurações disponíveis no Adobe Acrobat 9 e alguns dos nomes das guias ou opções podem ter certa variação.

Cupons de desconto TecMundo: