Os arquivos PDF tornaram-se muito comum na utilização diária, e os motivos são simples: portabilidade, qualidade e compatibilidade. A sigla PDF que significa Formato de Documento Portátil (do inglês: Portable Document Format) tornou-se familiar para muitos em pouco tempo de existência.

Como surgiu o... PDF

A empresa que criou o PDF foi a Adobe Systems — a mesma que possui direitos autorais sobre o famoso Photoshop —, a qual teve a idéia genial de criar um documento que abrisse em qualquer sistema operacional. O documento criado em 1993 ficou famoso também pela questão de possuir boa qualidade em imagens, isto graças à permissão de importar imagens de outros programas.

Duelo de aplicativos

O foco principal hoje não é a criação de PDFs, mas boas alternativas para leitura destes arquivos. O Baixaki selecionou os melhores aplicativos do ramo para comparar, e são eles: Foxit PDF Reader, Adobe Reader e Free eXPert PDF Reader.

Foxit - As melhores opções em um só programa

Foxit PDF Reader é o grande destaque nesta briga de leitores. O programa que tem um número menor de downloads que o gigante Adobe Reader, tem seus destaques pela questão de possibilitar uma fácil conversão de documentos e por permitir fazer anotações nos arquivos PDF. Foxit PDF Reader ainda traz compatibilidade com complementos, e facilidades na hora de copiar frases específicas dos documentos.

Adobe Reader é o mais famoso e o mais baixado nesta briga, mas é também o único que peca excessivamente em tamanho, e tem o pior tempo de carregamento. Apesar disto, o programa funciona muito bem e tem suas peculiaridades, principalmente quanto à segurança e suporte à tecnologia CoolType.

O último aplicativo de nossa comparação é o Free eXPert PDF Reader, este que é o mais desconhecido e mais recente dos programas. Mesmo sendo novo, Free eXPert PDF Reader traz boas vantagens, como: adição de estampas, suporte a skins e atalhos fáceis. O único detalhe que deixa o aplicativo em desvantagem é a falta de uma tradução para o português, fato que dificulta a utilização para os usuários brasileiros.

A recomendação do Baixaki é para o Foxit PDF Reader, mas caso você não goste de algum detalhe do programa, tem a disposição as alternativas supracitadas que podem vir a calhar. Caso prefira é possível conferir uma comparação dos downloads e opiniões sobre os programas clicando aqui.

($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)37745,907,43115($/CODInsereProgs$)

Cupons de desconto TecMundo: