Wolfram cria arquivo interativo CDF para ser o sucessor do PDF

1 min de leitura
Imagem de: Wolfram cria arquivo interativo CDF para ser o sucessor do PDF

A equipe de desenvolvimento da Wolfram, responsável por softwares voltados ao ensino e pelo compêndio de informação Wolfram-Alpha, anunciou que está desenvolvendo um formato de arquivo que promete ser a evolução dos PDFs. O CDF, sigla para Computable Document Format (“Formato de Documento Computável”, em tradução livre), permite que o usuário interaja com infográficos, textos e imagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O formato CDF funciona basicamente como um PDF, mas nele os dados podem ser alterados pelo leitor, e a interação produz resultados em tempo real. Para acessar os documentos é necessário baixar o CDF Player, que já possui um plugin para visualizar os arquivos online.

Alguns exemplos de gráficos editáveis disponíveis no novo formato. (Fonte da imagem: Wolfram)

Dar ao usuário maior liberdade dentro de documentos permite que um único gráfico com campos variáveis substitua páginas e páginas em um PDF, em que seriam mostradas imagens estáticas de possibilidades daquele gráfico. Basta que o usuário insira os dados desejados ou selecione entre opções predefinidas para que o gráfico se molde em tempo real para o resultado desejado.

Segundo a equipe de desenvolvimento, qualquer programador com conhecimento para montar um arquivo XML poderá criar facilmente um arquivo CDF. Entre as aplicações já imaginadas para o novo arquivo, estão artigos de jornal, aplicativos voltados para educação, livros, infográficos e apresentações de dados.

AmpliarO formato CDF permite integração e visualização em tempo real. (Fonte da imagem: Wolfram

Com o interesse que os publicadores de conteúdo estão mostrando no formato CDF, em breve teremos livros didáticos digitais com uma nova forma de explicação para os alunos, jornais econômicos online com gráficos interativos para facilitar o entendimento das matérias e centenas de outras melhorias na forma de passar informação em arquivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.