(Fonte da imagem: Reprodução/TechCrunch)

A Apple recebeu recentemente os direitos sobre a patente de um sistema de gestos tridimensional que atua como a extensão de uma superfície multitoques. Segundo a descrição feita pela empresa, a nova tecnologia permite manipular objetos próximos a uma determinada área, sendo que as interações feitas por eles podem ser detectadas por aparelhos eletrônicos.

Para demonstrar o conceito, a companhia utilizou imagens que mostram um gadget semelhante ao iPad equipado com um sensor especial. A novidade imaginada por ela serve como uma adição a métodos de interação tradicionais, permitindo a realização de um número maior de atividades.

A tecnologia combina sensores capacitivos presentes na tela do aparelho em combinação com sensores de proximidade para detectar movimentos de dedos mesmo sem que eles interajam diretamente com o display. Entre as aplicações práticas descritas pela Apple está a possibilidade de criar formas tridimensionais em programas CAD a partir de diagramas bidimensionais.

(Fonte da imagem: Reprodução/TechCrunch)

A tecnologia também permitiria a construção de outros objetos tridimensionais a partir de uma espécie de “argila” 3D. Além disso, seria possível utilizar movimentos das mãos para mudar detalhes relacionados a texturas, iluminação e as sombras projetadas por itens virtuais, entre outros fatores.

Cupons de desconto TecMundo: