Bill Gates fez mais de 90 registros para empresa "troll das patentes"

1 min de leitura
Imagem de: Bill Gates fez mais de 90 registros para empresa "troll das patentes"

Gates ainda não está completamente aposentado. (Fonte da imagem: Reprodução/Adrenaline)

Já faz alguns anos que Bill Gates deixou o comando da Microsoft e tem ocupado seu tempo doando sua interminável montanha de dinheiro mundo afora. Ainda assim, parece que o ex-chefão da criadora do Windows tem andado bastante ocupado ajudando uma empresa conhecida como a grande “troll das patentes” nos EUA. Desde 2008, Gates registrou como inventor adjunto 93 patentes para a Intellectual Ventures, companhia que ganha dinheiro comercializando propriedade intelectual e processando fabricantes do mundo da tecnologia.

A Intellectual Ventures é muito mal vista na indústria por cultivar um imenso portfólio de patentes — cerca de 70 mil registros atualmente — sem nunca de fato produzir qualquer produto utilizando suas tecnologias. A empresa ganhou ainda mais notoriedade quando moveu inúmeros processos contra a Motorola por conta de seus smartphones Android há algum tempo. Nessa temporada de caça à Motorola, até a Microsoft se juntou à Intellectual Ventures para lucrar um pouco.

O Ars Technica comenta que Bill Gates, apesar de ter uma série de patentes registradas com o pessoal do Intellectual Ventures, criou bem menos tecnologias “utilizáveis”, já que muitos arquivos parecem ser replicados ou contam com poucas alterações.

Um dos diretores da Intellectual Ventures já comentou que a missão da empresa nunca foi colocar a mão na massa no campo industrial, mas sim licenciar patentes para outras empresas e ganhar com isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.