Empresa processa Microsoft por quebra de patente envolvendo as tiles do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Empresa processa Microsoft por quebra de patente envolvendo as tiles do Windows

A patente número 403 da SurfCast. (Fonte da imagem: Reprodução/The Next Web)

A guerra de patentes aumenta a cada dia. Com a velocidade dos lançamentos, todos os dias surgem novas disputas nos tribunais, que nem sempre envolvem apenas as grandes corporações de tecnologia.

A SurfCast é uma empresa americana com sede na cidade de Portland. A companhia não é muito conhecida e nem mesmo possui produtos da marca no mercado. Na página da empresa, as únicas informações disponibilizadas são acerca de processos envolvendo patentes.

A SurfCast protocolou uma ação contra a Microsoft, alegando que foi ela quem inventou os Tiles presentes nas interfaces do Windows Phone e do Windows 8.

O CEO da SurfCast, Ovid Santoro, declarou: “Nós desenvolvemos o conceito de Tiles ainda nos anos de 1990, algo muito além do seu tempo. Agora, as Microsoft Live Tiles são o centro do novo sistema operacional da Microsoft e estão cobertos pela nossa patente”.

A empresa alega que registrou a patente de número 403, que diz o seguinte: “método de apresentar informações de uma grande variedade de fontes em uma tela, organizando o conteúdo em uma grade de tiles, em que cada um deles pode atualizar o seu conteúdo independentemente”. Esta patente teria sido entregue para avaliação no ano 2000 e concedida apenas em 2004.

A patente número 632, da Microsoft. (Fonte da imagem: Reprodução/The Next Web)

O curioso é que a Microsoft possui a patente da interface que utiliza Tiles para disponibilizar informações dinâmicas. A patente de número 632 foi enviada para apreciação em 2006 e concedida em 2011 e descreve em detalhes o sistema utilizado no Windows Phone e Windows 8.

Vale lembrar que, antes disso, a SurfCast não utilizava o termo “Tiles” para se referir aos ícones de conteúdo dinâmico de sua interface.

A empresa ainda acusa a Microsoft de contribuir para que outras pessoas também quebrem a patente, já que todos os desenvolvedores que trabalham para criar aplicações para a loja do Windows também utilizam o modelo de Tiles.

A SurfCast exige indenização por danos causados pela Microsoft desde que lançou os produtos com a nova interface.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.